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Agronegócios
Sábado - 11 de Setembro de 2010 às 07:29

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Nos dias 13 e 14 de setembro, Limeira (SP), será palco da única feira de negócios voltada ao varejo agropecuário, a Expo AgroRevenda – Feira de Produtos e Serviços para o Varejo Agropecuário,  que está em sua terceira edição.  O evento reunirá, em um único espaço lojistas agropecuários, cooperativistas e representantes da indústria de insumos, que juntos compõem um mercado expressivo, responsável pela movimentação de R$ 31 bilhões/ano. A mostra contará com a participação de 60 expositores e as inscrições seguem até o dia da mostra.

O objetivo da Expo AgroRevenda é aproximar fornecedores e comerciantes do setor de insumos para agricultura e pecuária, criando um ambiente favorável à efetivação de negócios. Os expositores apresentarão lançamentos de produtos, darão orientações sobre tecnologias e alguns oferecerão condições especiais de negociação. Além disso, por reunir revendedores de todo País, a feira promove a troca de informações entre profissionais de diferentes realidades.

Nesta edição, o ponto alto do evento será o Workshop de Vendas para o Varejo Agropecuário, que ocorre em 13 de setembro, às 8 horas, no Carlton Plaza Hotel, também em Limeira, simultaneamente à feira. Os participantes contarão com um treinamento especializado em atividades de vendas e gestão administrativa, que incluirá aspectos conceituais e práticos, fundamentais ao melhor desempenho de uma agrorrevenda.

Os instrutores serão Matheus Alberto Cônsoli e Lucas Sciência do Prado, da Markestrat – Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia, de Ribeirão Preto (SP). A empresa atua há mais de 10 anos no segmento de distribuição de insumos, com atividades em diversas regiões do Brasil. “Nosso principal objetivo é apresentar ferramentas e metodologias de gestão de vendas bem sucedidas em outros modelos varejistas, adaptadas aos reais interesses do revendedor agropecuário”, afirma Cônsoli.

Outra atração da 3ª Expo AgroRevenda será o Plantão Jurídico, no qual os visitantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas com advogados do escritório Raeffray, Brugioni e Alcântara Augustinho, especializado em direito empresarial. “Com experiência no varejo agropecuário, o escritório será um canal onde os participantes receberão informações sobre formação de sociedade, contratos, fusões e aquisições, entre outras necessidades”, explica Oswaldo Nakamura, da Global Pecus, empresa promotora da mostra.

Segundo Nakamura, a migração para Limeira deve-se pela localização geográfica estratégica. O município conta com fácil acesso a importantes rodovias: Anhanguera (SP330), Washington Luis (SP310), Mogi Mirim-Limeira-Piracicaba (SP147) e Rodovia dos Bandeirantes (SP346). Além disso, o aeroporto internacional de Viracopos fica a apenas 72 km, atendido por quatro importantes companhias aéreas: TAM, Gol, Azul e Trip. Do ponto de vista de transporte rodoviário, a cidade é servida por empresas de ônibus que ligam dezenas de cidades.

A 3ª Expo AgroRevenda é patrocinada pela FMC, Gerdau e Ourocard, com o apoio da Siagri e da Prefeitura Municipal de Limeira.

Gargalos do varejo agropecuário - as lojas agropecuárias, também conhecidas como agrorrevendas, são fundamentais ao desenvolvimento do agronegócio. Assim como em qualquer outro mercado, o setor conta com ampla estrutura de canais de distribuição para colocar os produtos nas mãos do produtor rural. Estima-se que as sete milhões de propriedades rurais distribuídas pelo País sejam atendidas por cerca de 8.500 pontos de vendas do gênero.

De acordo com especialistas, as principais barreiras que impedem o desenvolvimento do setor estão relacionadas à má administração do ponto de venda, principalmente quando se fala em processos gerenciais. Em um passado recente, esse era um negócio de baixa complexidade, porém, com o surgimento constante de tecnologias aplicadas ao campo, o lojista enfrenta o grande desafio de se manter constantemente atualizado e de planejar atividades de vendas mais eficientes, se diferenciando dos concorrentes.

Para Matheus Cônsoli, da Markestrat, o sucesso de uma agrorrevenda depende de alguns fatores, como um planejamento comercial eficiente, aliado ao recrutamento e qualificação da equipe de vendas. O especialista recomenda a criação de um sistema de remuneração por metas, além de outros incentivos motivacionais, o que estimularia também o uso de ferramentas de monitoração e avaliação das vendas. “O varejo agropecuário carece de uma mudança cultural, cenário em que o lojista deve reconhecer que seu negócio está mais complexo e demanda por maior profissionalização”, ressalta.   






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