Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 06 de Setembro de 2010 às 20:27

    Imprimir


Agricultores de Mato Grosso estão apostando mais na comercialização antecipada de soja. O volume negociado entre 1º de junho e 31 de agosto é 6% superior ao que foi vendido na mesma época do ano passado.

A área que será semeada ainda aguarda o sinal verde para o início do plantio de soja. Enquanto isso, os produtores aceleram as vendas antecipadas do grão. O agricultor John Lehnen vai plantar 900 hectares em Campo Verde. Pelo menos metade da produção prevista já foi negociada.

""Em média, o valor alcançado com a comercialização futura foi de US$ 17,50 a saca de 60 quilos, o suficiente para cobrir os custos de produção"" conta Lehnen.

Na região Sudeste, onde devem ser cultivados quase 1,5 milhão de hectares de soja nesta safra, 21,6% da produção já foram vendidos, o que significa 5,5% a mais do que o volume comercializado no mesmo período do ano passado. Produtor e presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Jader Bergamasco também ampliou a aposta na venda futura.

""Vendi 60% da produção"" diz Bergamasco.

O aumento da venda antecipada na região sudeste retrata bem o que está acontecendo nas demais regiões. De acordo com o instituto mato-grossense de economia agropecuária, em todo o estado 25,6% da produção já foram comercializados. Volume 6,6% superior ao registrado em igual período do ano passado.

Mais do que a busca pela garantia de preços atrativos, este cenário revela um avanço na gestão da atividade. O diretor da Central de Comercialização de Grãos (CentroGrãos) da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) resume: reduzir os riscos de ficar exposto a oscilações dos preços durante o pós-colheita é sempre uma boa estratégia.

""Houve um avanço nas vendas antecipadas. O produtor fecha os contratos no momento em que percebe que o custo de produção pode ser equalizado, o que evita surpresas desagradáveis no futuro"" explica o diretor do CentroGrãos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116375/visualizar/