Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 08:12
Por: Jéssica Benitez

    Imprimir


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, informou que os cartórios eleitorais ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados, até 19 de setembro, com o intuito de ampliar o acesso do eleitorado que precisa tirar a segunda via do título de eleitor. Sem o documento, que deve estar acompanhado por um outro com foto, o cidadão não poderá votar na eleição de 3 de outubro. A iniciativa foi tomada para ajudar quem trabalha durante os dias úteis e não conseguem se deslocar ao cartário em horário de expediente. O anúncio foi feito durante coletiva realizada nesta quinta (2).

Mato Grosso é o único Estado que fez um cronograma de plantões. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estendeu o prazo para atendimento até 23 de setembro, entretanto, a orientação passada foi para que os cartórios ficassem abertos apenas um final de semana, 11 e 12 de setembro. O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, decidiu ampliar esse período, mantendo os cartórios abertos em todos os finais de semana, inclusive durante o feriado de 7 de setembro, até a data limite. “Entendemos que é nosso dever garantir todas as formas de acesso ao direito que o cidadão tem de escolher seus representantes e escolher com consciência, após pesquisar o passado daquele candidato”, observou o magistrado.

Em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças, o plantão será nas centrais de atendimento ao eleitor. Nos demais municípios, os cartórios eleitorais vão trabalhar em regime de plantão. O desembargador ainda orientou a população a aderir ao "Fórum Permanente pelo Voto Consciente", lançado pelo TRE em 23 de agosto, em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) e Sindicato dos Jornalistas. “Vamos realizar mais um fórum, no dia 21 de setembro, desta vez com mais parceiros. Tivemos a adesão de cinco faculdades instaladas em Cuiabá e contamos com a participação da imprensa”, divulgou. O II Fórum pelo Voto Consciente terá início às 14 horas do dia 21 de setembro, na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/116617/visualizar/