Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 30 de Agosto de 2010 às 19:01

    Imprimir


A nova safra de soja do Paraná (2010/11) poderá atingir 13,72 milhões de toneladas, queda de 1,3% em relação ao recorde de 13,91 milhões de toneladas registrado na temporada 2009/10, previu nesta segunda-feira o Deral (Departamento de Economia Rural), órgão do governo do Estado.

A redução, apesar de um aumento na área plantada de 3% ante 09/10, para um recorde de 4,5 milhões de hectares, deverá ocorrer por conta de uma menor produtividade esperada, segundo o Deral.

Em 09/10, com chuvas abundantes em meio à ocorrência do fenômeno El Niño, o Paraná obteve uma produtividade recorde de 3.179 quilos por hectare de soja. Mas para 10/11 o rendimento agrícola esperado é de 3.051 kg/ha.

"Fazemos a previsão da produtividade em cima de uma média histórica de cinco anos, e ainda este ano tem o La Niña...", declarou a agrônoma do Deral Margorete Demarchi, após evento para a divulgação da primeira estimativa de intenção de plantio no Estado para 10/11.

Com o La Niña em vigor, os Estados do Sul tendem a receber menos chuvas do que o ideal.

Entretanto, a agrônoma destaca que uma produtividade acima de 3 mil kg por hectare no Estado é um volume superior a recordes recentes.

O Paraná, o segundo produtor de soja do Brasil atrás de Mato Grosso, deve intensificar os trabalhos de plantio da nova safra apenas em outubro.

Já o Mato Grosso, que tradicionalmente começa o plantio poucas semanas antes, prevê área praticamente estável ante a temporada passada, estimada em 6,2 milhões de hectares, segundo informe recente do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

MILHO

A safra de milho verão do Paraná foi estimada pelo Deral em 5,5 milhões de toneladas, contra 6,84 milhões de toneladas em 09/10, queda acentuada que deverá ocorrer em função de uma redução na área semeada de 15%, para 762 mil hectares.

Cerca de 120 mil hectares que foram semeados com milho na safra passada deverão passar a ser cultivados com soja em 10/11.

A área total a ser semeada com milho no verão é pouco mais da metade do que foi plantado em 2008/09, quando o Estado, o maior produtor de milho no verão, semeou 1,27 milhão de hectares.

Na safra 09/10, o plantio 900 mil hectares de milho no Estado já havia sido o menor desde meados da década de 70, quando o Deral começou a realizar estimativas.

Mas a safra 09/10 teve uma produtividade recorde de 7.600 kg por hectare, o que ajudou a amenizar os efeitos da redução de área.

A área plantada em 10/11 deverá cair mais por vários fatores, segundo o Deral: a soja tem maior liquidez na hora da comercialização, o milho tem custos mais elevados que a soja e é uma cultura mais suscetível a problemas climáticos. Além disso, o produtor pode deixar para plantar o cereal na safra de inverno, o que não acontece com a oleaginosa.

"Se faltar chuva na época da floração do milho é perda irreversível", disse Margorete, ressaltando que os produtores estão levando a sério os potenciais efeitos do La Niña.

TRIGO

O Deral ainda estimou a produção de trigo em 2010 em 3,12 milhões de toneladas, contra 3,07 milhões de toneladas na previsão do mês passado.

Cerca de 9% da área de trigo já foi colhida, e o Estado espera ter uma produção melhor do que a verificada na temporada passada (2,6 milhões de toneladas), quando chuvas em excesso afetaram as lavouras.

Nesta temporada, a falta de chuvas no entanto é uma preocupação em algumas áreas, onde não chove há cerca de um mês, segundo o Deral. Mas essa estiagem ainda não foi capaz de alterar a previsão de safra por enquanto. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117076/visualizar/