Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 28 de Agosto de 2010 às 07:32

    Imprimir


O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar  e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/ Transferência de Tecnologia), realizaram o Workshop Nacional “Mais Alimentos” com o objetivo de avaliar as ações de parceria entre a SAF/MDA e a Embrapa. A iniciativa visou disponibilizar tecnologias apropriadas à agricultura familiar, dentro do Programa Mais Alimentos, para fortalecer estratégias de atuação integrada e subsidiar novas ações para 2011/2012.

Ficou decidido que será elaborado um plano de trabalho pelos Comitês Gestores Nacional e Estadual de Pesquisa e Extensão Rural para facilitar o acesso dos agricultores familiares a novas tecnologias. O evento foi encerrado no final da manhã de quinta-feira (26), em Brasília (DF). A ação integra a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dentro do Programa Mais Alimentos.

Durante o workshop foram encaminhados seis temas identificados e definidos pelos participantes como importantes para serem trabalhados no aperfeiçoamento do Programa Mais Alimentos. São eles: elaboração de princípios e de um referencial teórico do Programa; construção de um processo de identificação e qualificação das demandas; identificação e avaliação de métodos adequados para serem utilizados pelo Programa; desenvolvimento de um plano de fortalecimento dos comitês gestores; fortalecimento de um sistema de monitoramento e de avaliação; criação de estudo para propor instrumentos jurídicos e operacionais que facilitem o acesso aos recursos financeiros.

Segundo o coordenador de Relações Institucionais e Gestão do Sistema Brasileiro de Ater (Sibrater) do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/SAF/MDA), Hur Ben Corrêa da Silva, o grande desafio do evento foi fazer com que a pesquisa e a extensão rural se integrem para disponibilizar tecnologias apropriadas para a agricultura familiar. “Agora, estamos nos organizando para tratar das dimensões desse processo de aperfeiçoamento. Outro tópico importante é a metodologia que será aplicada para identificar a demanda dos agricultores familiares”, esclarece.

Para apoiar as ações voltadas para o acesso dos agricultores familiares às tecnologias disponíveis, o MDA e a Embrapa assinaram um termo de cooperação para o Programa Mais Alimentos, no qual foi disponibilizado, em 2009, R$13 milhões para a inovação de tecnologias. O coordenador do Sibrater disse que, por ser tratar de um programa do Plano Safra, novos recursos ainda serão alocados. “O MDA trabalha na coordenação da extensão rural em conjunto com a pesquisa. Mas temos ainda uma parceria importante nesse processo com Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas)”, esclarece.

Para a chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Vânia Castiglioni, o encontro foi importante pois possibilitou detectar gargalos e buscar  soluções para melhorar o planejamento e aprimorar o Programa Mais Alimentos.

Participaram do encontro representantes do Dater/SAF/MDA, gestores da Embrapa, técnicos das empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural, agricultores familiares e integrantes dos comitês gestores nacional e estadual.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117316/visualizar/