Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 14:52

    Imprimir


A tecnologia do processo de produção do etanol de 2ª geração que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima está sendo pesquisada no Brasil e no mundo, buscando viabilizar o aumento da produção desse biocombustível sem degradar o meio ambiente. Quem tiver interesse em conhecer o processo, poderá visitar o estande da Embrapa Agroenergia, de 30 de agosto a 3 de setembro na FENASUCRO, que acontece em Sertãozinho/SP, um dos eventos mais importantes na indústria sucroalcooleira, e na EXPOINTER 2010, de 28 de agosto a 5 de setembro, em Esteio (RS).

Para pesquisar esse processo a Embrapa utiliza como matéria-prima bagaço de cana-de-açúcar, capim e resíduos florestais como lascas de eucalipto, taxi branco, entre outros que são encontrados em abundância na natureza e que podem ser aproveitados para produzir o etanol lignocelulósico.

“O processo pode ser dividido em três etapas. Depois dessas etapas temos o biocombustível, que é o etanol lignocelulósico”, explica a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Silvia Belém. A primeira etapa é o pré-tratamento, que consiste em um processo físico, químico ou a junção de ambos. “Aqui na Embrapa, trabalhamos com a junção dos dois processos”, afirma a pesquisadora.

A segunda etapa envolve um processo que pode ser físico, químico ou biológico. De acordo com a pesquisadora, no laboratório da Empresa, o trabalho é feito com o processo biológico, que é a utilização de enzimas para degradar a celulose transformando-a em glicose. Para finalizar, é feita a fermentação. Nessa etapa, as leveduras consomem glicose e transformam em etanol.

Sua produção é uma alternativa vantajosa, salienta Silvia Belém, pois pode ser utilizado no lugar dos combustíveis derivados de petróleo, diminuindo assim a emissão dos gases do efeito estufa e conseqüentemente os impactos ambientais. No Brasil, as usinas utilizam o bagaço de cana-de-açúcar na co-geração de energia. Contudo, há um excedente desse material, que pode ser aproveitado para produção de outra forma de energia, no caso o bioetanol.

Nos eventos, quem comparecer no estande da Embrapa Agroenergia, poderá conhecer as matérias-primas e próprio processo de produção etanol de 2ª geração. O passo a passo do processo será demonstrado por meio de vídeo e explicado pelos técnicos e pesquisadores presentes nos estandes.

Mais informações podem ser obtidas nos sites dos eventos www.fenasucro.com.br e www.expointer.rs.gov.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/117390/visualizar/