Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 27 de Julho de 2010 às 16:35

    Imprimir


Com objetivo de destacar a importância da rizicultura mato-grossense, debater os principais problemas, apresentar os trabalhos que vêm sendo feitos e as propostas do projeto “Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso”. O Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul/MT), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer-MT), o Sebrae-MT e a Embrapa Arroz e Feijão, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), irão realizar dia 29 de julho, na Federação das Indústrias de Mato Grosso, uma reunião para discutir o projeto que está em andamento e cuja execução prevê ações até o ano 2012.

O evento é aberto para rizicultores, empresários da indústria do arroz, assistentes técnicos, representantes de instituições públicas e de organizações ligadas à produção do arroz no Estado. Na ocasião, serão debatidas também, atividades adicionais ao trabalho e a integração de novos parceiros.

Com produção atual de 800 mil toneladas de arroz (safra 2009/2010), Mato Grosso busca com o projeto de desenvolvimento da cultura, mostrar a nova característica à rizicultura mato-grossense, que tradicionalmente é realizada em áreas recém-desmatadas. Outra finalidade é inserir o arroz em sistemas de rotação de culturas com a soja e o milho, bem como empregá-lo como cultivo para a recuperação de pastagens degradadas principalmente nas regiões norte, nordeste e sudeste de Mato Grosso.

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Mauro Cabral, espera-se aumentar as oportunidades para a obtenção de um grão de melhor qualidade, que incremente a competitividade do produto no mercado. “O trabalho esforça-se ainda no sentido de promover o entendimento entre empresários de diversos segmentos da cadeia produtiva e agricultores. O Estado do Mato Grosso é o maior pólo brasileiro de produção de arroz de terras altas, antigamente chamado de arroz de sequeiro”, explicou Cabral.

Os interessados em participar do encontro devem entrar em contato com o Siar-Sul pelo telefone (66) 3421-4947. Segue abaixo a programação do evento.

(Colaborou Rodrigo Peixoto - Embrapa Arroz e Feijão)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121268/visualizar/