Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Julho de 2010 às 09:15

    Imprimir


Caminhoneiros que passarem peo quilômetro 212 da BR-364, nesta terça-feira receberão atendimento do programa "Rota Cidadã", desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal.Além da avaliação médica, os caminhoneiros receberão informações sobre regras de circulação nas vias públicas, legislação e direção defensiva. Também serão distribuídos kits educativos e folders. O atedimento será das 08h às 16h.

O "Rota Cidadã" é um projeto que visa a saúde dos caminhoneiros. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais avaliarão a saúde dos caminhoneiros que passarem pelo local. Vários exames poderão ser feitos gratuitamente, tais como: hiperglicemia, colesterol, acuidade visual e auditiva, porcentagem de gordura corporal, nível de sonolência. Informações sobre qualidade de vida e sobre como cuidar da saúde no dia a dia também serão fornecidas.

Desde sua criação no ano de 2008, o Rota Cidadã já atendeu cerca de 3 mil pessoas. Em 2009, a expectativa era de atendimento de 1.200 caminhoneiros. Esse número foi superado: foram atendidos mais de 1.860. De acordo com os dados obtidos no programa, 85% dos caminhoneiros sofrem de obesidade, 35% de pressão alta, entre outras enfermidades. Estes dados são um alerta para a necessidade de programas visando a saúde dos motoristas. Esses problemas podem colocar em risco a segurança dos caminhoneiros e, também, de outros usuários das rodovias.

Segundo os organizadores do evento, os problemas de saúde são provenientes da vida "dura" que levam os caminhoneiros. Devido às longas viagens, eles passam muito tempo longe da família. O longo período ao volante também é um complicador para a saúde. As consequências são: depressão, distúrbios alimentares, sedentarismo, insônia, entre outras.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121342/visualizar/