Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Julho de 2010 às 12:44
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O próximo a ocupar a cadeira de chefe do Executivo estadual, com posse em 1º de janeiro de 2011, será o 54º governador deste período republicano. Quatro disputam o direito ao trono: Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB), Mauro Mendes (PSB) e Marcos Magno (PSOL). Há possibilidade da eleição se estender para o segundo turno. O 54º governador terá a missão de conduzir por quatro anos um orçamento anual de quase R$ 10 bilhões, numa máquina com cerca de 90 mil servidores, distribuídos em 22 secretarias, diversos órgãos, empresas e autarquias e com estrutura nos 141 municipios mato-grossenses. Será também aquele que, no último ano de mandato, acompanhará toda euforia da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com Cuiabá entre as 12 sedes.

Do primeiro governador republicano Antonio Maria Coelho, empossado em dezembro de 1889, até a chegada de Silval Barbosa, em 31 de março deste ano, já se vão 121 anos. Neste período, Mato Grosso perdeu território com duas divisões, uma com a criação do Território Federal de Rondônia, então Guaporé, em setembro de 1943, e, depois, com o nascimento de Mato Grosso do Sul, em 1979. Dos 42 primeiros governadores republicanos, dois exerceram mandatos por duas vezes. Mário Correia da Costa comandou o imenso território mato-grossense de 1926 a 1930 e, voltou ao posto cinco anos depois, permanecendo no cargo de 35 a 37. Da mesma família veio Fernando Corrêa da Costa, com os mandatos entre 51 e 56 e entre 61 e 66.

Após se recompor com as duas divisões, Mato Grosso registra 10 no cargo de governador, incluindo alguns vice que viraram titulares. Cássio Leite assumiu em agosto de 78 devido à renúncia de Garcia Neto para concorrer ao Senado. Wilmar Peres, em 86, também virou governador com a saída de Júlio Campos. O então vice Edison de Freitas, em 1990, entrou no lugar de Carlos Bezerra. Rogério Salles, em 2002, se tornou chefe do Executivo por causa da renúncia de Dante de Oliveira. Neste ano, foi a vez do vice Silval Barbosa virar governador com a renúncia de Blairo Maggi, também para concorrer à vaga de senador.

Em alusão ao trono reservado ao próximo chefe do Executivo, o portal e o blog passam a exibir o selo "Governador 54" nas matérias que discorrem sobre as candidaturas ao Paiaguás. Confira abaixo quem foram os governadores mato-grossenses e o período dos mandatos neste período republicano.


 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/121866/visualizar/