Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 17 de Julho de 2010 às 09:41
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM), candidato a vice-governador do Estado na chapa com Wilson Santos (PSDB), conseguiu, na justiça, uma liminar impedindo a TV Capital, afiliada da Record, em Sinop de veicular matérias de caráter ofensivo contra o agente político. A decisão foi do juiz Mirko Vincenzo Giannotte, diretor do Fórum no município.

Dal’Bosco havia ingressado com o pedido de tutela cautelar depois que a TV veiculou matéria, no dia três de março, sobre suposta falta de destinação de emendas parlamentares de Dilceu ao município de Sinop. Conforme cópias das gravações, os apresentadores de dois programas, um ao meio dia e outro à noite, chamaram Dilceu de ‘mentiroso e Pinóquio’.

“Os apresentadores atribuíram, à imagem do requerente, adjetivos como “mentiroso” e “pinóchio”, aparentando extrapolar a finalidade da informação, ao atribuir predicados desnecessários à veiculação da notícia, abusando, assim, do direito de informar”, descreveu o magistrado em sua decisão.

Mais à frente, o juiz descreveu que “dessa forma, a veiculação de notícias que envolvem o requerente, se mostra, em uma primeira análise, ofensiva, razão porque merece o acolhimento do pedido, no afã de abstê-los na divulgação de matérias que envolvam o requerente, de caráter ofensivo, ou que viole sua imagem”.

Mirko Vincenzo Giannotte arbitrou multa de R$ 10 mil por dia, a partir da data da veiculação da matéria. A TV Capital pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, caso queira.

Dal’Bosco havia feito o mesmo pedido contra o “Jornal Capital”, que é do mesmo grupo. Todavia, a liminar contra o jornal não foi concedida, já que na matéria intitulada “Emenda Zero”, o repórter do impresso não adicionou os adjetivos pejorativos, apenas questionava onde estavam as emendas do deputado em Sinop.

Relembre a reportagem aqui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122586/visualizar/