Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 10:20
Por: Vinícius Tavare/Thalita Araújo

    Imprimir


Mato Grosso ocupa a 20ª colocação no ranking de transparência das contas públicas entre os 26 estados e o Distrito Federal. Com nota de 3,93 pontos (escala de 0 a 10), o Estado só consegue superar o Amapá, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima e Piauí. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo diretor da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco.

A entidade, criada em 2005, acompanha e divulga a execução orçamentária, financeira e contábil da União e dos entes federais. O projeto, lançado em Brasília esta manhã, objetiva o fomento à transparência nas contas públicas, com dados categorizados por estado.

O índice é calculado com base em três indicadores criados pela Associação Contas Abertas: o conteúdo publicado pelos governos estaduais; a freqüência de atualização e registros históricos; e a facilidade com que a população pode acessar essas informações.

No quesito conteúdo, Mato Grosso ficou com nota 4, sendo que a média geral foi 4,62. Nesse ponto, o executivo federal, que também foi avaliado, ficou com 8,67.

No ranking da série histórica, Mato Grosso apresenta melhor desempenho, com nota 10, índice acima da média, 8,07.

O pior resultado do Estado foi na questão de acessibilidade dos dados. O executivo estadual ficou em último lugar, com nota 2,44, bem abaixo da médica nacional, que foi 4,58. A nota do governo federal foi 5.

No índice de transparência por região, o Centro Oeste ocupou a terceira colocação, com média de 4,58 pontos. Mato Grosso ficou em último lugar na região, com seus 3,93 pontos.

Para acessar os dados da transparência em Mato Grosso basta acessar o site governotransparente.mt.gov.br .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123075/visualizar/