Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 16 de Junho de 2010 às 16:45

    Imprimir


Dez estandes voltados para as redes de produção da agricultura familiar serão ocupados por  empreendimentos agroindustriais na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária Brasil Rural Contemporâneo, que acontece de 16 e 20 de junho, na Concha Acústica do Lago Paranoá, em Brasília (DF). É o Espaço de Comercialização, que reunirá o trabalho de 400 empreendimentos da agricultura familiar, envolvendo cerca de 2 mil famílias.

Os visitantes podem saborear e comprar diversos produtos como bombons, licores de frutas, castanhas, banana in natura, farinha de mandioca, doces, palmito de pupunha, entre outros. No setor de artesanato a diversidade é enorme e tem para todos os gostos. É possível encontrar  esculturas e bolsas de seringueiros do Estado do Acre, bonecas de fuxico de Alagoas, anéis de sementes da Amazônia e bolsas e redes do Estado da Bahia.

Segundo o coordenador do evento, José Adelmar Batista, a ideia sempre foi estimular os agricultores familiares na construção de agroindústrias, organizando desta forma a produção. “A importância das redes está no fato delas terem conseguido consolidar esta ideia. Elas surgem como interlocutoras desta boa forma de organização, ou seja, há uma valorização do trabalho dos agricultores por meio da organização das várias agroindústrias existentes em todo o Brasil”, diz.

As redes estão sendo representadas por cooperativas e associações de todas as regiões do País. São elas: Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco/SC); Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco/SC); Cooperativa das Agroindústrias e Artesanatos dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul (Cooperagroart/RS); Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms/MS);  Bodega de Produtos Sustentáveis do Bioma Caatinga ; Central do Cerrado de Goiás; União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 (Unacoop/RJ), Associação Certificadora Socioparticipativa da Amazônia (ACS) e as redes Amazônia e Xique-Xique.

Destaque para a Sociobiodiversidade

Um dos grandes destaques da feira é o espaço Sociobiodiversidade, onde será reproduzido o ambiente dos biomas da Caatinga, do Cerrado e da Amazônia, permitindo aos visitantes conhecer, com  maior proximidade, essa realidade. Além disso, o espaço é uma excelente oportunidade para o público degustar e adquirir diferentes produtos dessas três regiões.“A intenção é trazer o tema do processo de biodiversidade no Brasil e, também, mostrar que os povos que vivem em comunidades dos biomas têm como explorar os produtos da natureza de forma sustentável”, disse Batista.

O Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) será  apresentado na Praça da Sociobiodiverdade. O Plano é uma ação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Participa do Plano, também, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da Sociobiodiversidade, com agregação de valor e consolidação de mercados sustentáveis.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127278/visualizar/