Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 04 de Junho de 2010 às 13:39

    Imprimir


Com a proposta de ofertar fêmeas de cabeceira, o Guzerá Villefort promove em 05 de junho, a partir das 21 horas, o Leilão Guzerá Villefort & Convidados. Serão comercializados 26 lotes individuais, entre bezerras, novilhas e matrizes consagradas da raça. O evento ocorrerá em Belo Horizonte (MG), com transmissão pelo Canal Rural.

As fêmeas foram selecionadas com extremo rigor técnico pelos assessores Antônio de Salvo e Geraldo Melo, da Raça Assessoria, e pelo zootecnista Lourenço Botelho. Muitas doadoras são campeãs de pista nos mais variados julgamentos de Guzerá. "Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar na pecuária ou incrementar a qualidade genética do plantel. Nossa seleção prioriza animais de alta performance e excelente caracterização racial", afirma o promotor Virgílio Villefort. "Escolhemos o que há de melhor nos planteis do Guzerá Villefort e de seus parceiros", completa Botelho.

Um dos pontos altos de leilão será a venda de um embrião da Grande Campeã Nacional da ExpoZebu’2009, Hematita EB da Ipe, matriz que expressa todas as características da raça. Para valorizar ainda mais o evento, Villefort sorteará um embrião de Hematita entre os participantes do leilão, tanto aqueles que o acompanharão em casa, pela tv, quanto os presentes no recinto, desde que sejam afiliados a uma associação da raça.

Guzerá, raça franca expansão

O Guzerá está em franca expansão no País por sua incrível capacidade de aumentar a eficiência produtiva do rebanho e é grande a demanda por genética superior. “Para atender parte do mercado, Villfeort é rígido no controle genético do gado, priorizando alta performance e caracterização racial, sem jamais esquecer as necessidades do produtor: fêmeas dóceis, longevas e produtoras de leite; e machos férteis, precoces, pesados e de maior rendimento ao abate”, explica Botelho.

Receptoras com genética zebuína

A seleção Villefort está se preparando para atender a mais recente resolução da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ): a partir de 2014, torna-se obrigatório o uso de receptoras com genética zebuína nos processos de TE e FIV para as raças Brahman, Cangaian, Indubrasil, Nelore e Sindi. Virgílio acredita que ao final desse prazo serão necessárias mais de 200 mil receptoras por ano, somente para atender o Nelore e o Brahman. "Estamos ampliando nosso plantel para oferecer receptoras Guzonel de alta qualidade. Acredito que Guzerá é raça que mais contribuirá com essa determinação, por sua docilidade, longevidade e habilidade materna indiscutível", explica Villefort.

Cruzamento de resultado

Na criação do Guzerá Villefort, nos municípios de Morada Nova e Jaíba (MG), o trabalho de seleção PO e de animais puros rústicos a campo tem conseguido resultados impressionantes. O cruzamento de touro Guzerá com vaca Nelore resulta em machos Guzonel de marmoreio superior, com maior rusticidade, precocidade e ganho de peso nas fases de desmama e terminação. As fêmeas Guzonel possuem melhor habilidade materna, excelente temperamento, são longevas e servem de base para tricross  com outras raças zebuínas ou taurinas. Já o acasalamento de touros Guzerá em vacas holandesas, que dá origem ao Guzolando, proporciona fêmeas rústicas, boas de leite, mansas, com habilidade materna e longevidade indiscutível. É um cruzamento em franca expansão no Brasil, principalmente em virtude das grandes bacias leiteiras estarem se deslocando para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País, regiões que exigem animais resistentes em função do clima mais quente. Os machos oriundos deste cruzamento são bons produtores de carne, rústicos e precoces.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129255/visualizar/