Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 31 de Maio de 2010 às 11:02

    Imprimir


As ruas do município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ficaram tomadas, neste domingo (30), pelos 35 caminhões da Feira Tecnológica Itinerante do Programa Mais Alimentos promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na tarde de ontem, os caminhões desfilaram nas principais ruas e avenidas da cidade carregados com máquinas e equipamentos de cerca 30 de empresas. A carreata inaugurou a primeira edição da feira, que começa hoje em Dourados (31), a partir das 7 e até às 17 horas, no Parque de Exposição Agropecuária de Dourados. A abertura oficial do será às 10 horas. A estimativa é de que a Feira reúna cerca de mil produtores da agricultura familiar.

O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Hercílio Matos considera a feira “ uma grande oportunidade para os agricultores familiares do Mato Grosso do Sul, para eles tomarem conhecimento, dialogarem com as indústrias e com todos os parceiros”.

Ontem, a carreata do Mais Alimentos saiu da rodovia BR 463 (saída para Ponta Porã), e seguiu pela avenida Haiel Bom Faker; rua Joaquim Teixeira Alves, praça Antonio João, e avenida Marcelino Pires, no centro do município. Depois seguiu em direção ao Parque de Exposição Agropecuária de Dourados, na saída para Campo Grande. Quando o desfile terminou, os equipamentos e stands foram montados para a abertura da programação de hoje.

Visitam a Feira hoje os agricultores familiares dos municípios de Rio Brilhante, Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Juti, Jateí, Caarapó, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracajú, Ponta Porá, Amambaí e Aral Moreira. Na sexta-feira(4), a Feita Tecnológica Itinerante estará na capital Campo Grande. Dessa vez serão convidados os agricultores familiares dos municípios de Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Rochedo, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Anastácio e Nioaque.

De acordo com Hercílio Matos, não só os produtores são beneficiados pelo programa. O coordenador lembra que, no setor industrial de máquinas e implementos, a linha de crédito do Mais Alimentos, criada em 2008, foi responsável por 60% dos empregos gerados em 2009. “Não estamos somente modernizando a produção de alimentos do País, estamos produzindo mais, cerca de 7,8 milhões de toneladas apenas no ano safra 2008/2009”, comemorou.

Hercílio também destaca que as conquistas do Mais Alimentos vão além das dimensões agronômicas. “Este é um programa social, que melhora as condições de trabalho do agricultor familiar, fixa o homem no campo e possui uma visão de cadeia, indo desde a produção até a distribuição”, conclui, lembrando da inclusão no Programa de veículos utilitários.

Caravana Mais Alimentos

A iniciativa tem a parceria dos governos federal, estadual e municipal, além do apoio de diversos distribuidores e fabricantes de máquinas e implementos agrícolas e ainda de sindicatos rurais.

Pronaf Mais Alimentos
Criado em junho de 2008 pelo governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Pronaf Mais Alimentos já destinou R$ 3 bilhões para investimentos em infraestrutura das propriedades rurais dos agricultores familiares de todo o País. De acordo com dados divulgados pelo MDA, em pouco mais de 18 meses de criação, o programa já financiou a compra de 26.277 mil unidades de tratores, motocultivadores e de 10 mil resfriadores de leite.

Serviço
Hoje, o encontro será realizado em Dourados, das 7 às 17 horas, com abertura oficial às 10 horas no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Em Ivinhema, o encontro será na quarta-feira (2), das 7 às 17 horas, com abertura oficial as 8h30 horas, no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi. Em Campo Grande, a Caravana Mais Alimentos será realizada no dia 4 de junho (sexta-feira), das 7 às 17 horas, com abertura oficial às 10 horas, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129895/visualizar/