Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Maio de 2010 às 19:54
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


Wilson Santos diz ter solução para Saúde no Estado
Wilson Santos diz ter solução para Saúde no Estado

O pré-candidato ao Governo, ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), que durante sua gestão frente a Capital foi bastante criticado na área da Saúde, afirmou nesta quarta-feira que, caso seja eleito, vai "revolucionar" o setor. "A lógica dessas críticas é a maldade, pois fizemos pela Saúde de Cuiabá e vamos resolver o problema da Saúde no Estado", afirmou o tucano, em entrevista ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade.

Para solucionar o "inchaço" nos atendimentos no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, que recebe pacientes de quase todos os municípios do Estado, Wilson Santos afirmou que será necessário duplicar o número de hospitais regionais e construir um em Cuiabá. "Esse hospital regional na Capital ficaria para atender a demanda do interior, desafogando o Pronto Socorro", disse.

O tucano também avaliou a importância de aumentar o salário dos médicos especialistas, que atuam no interior do Estado. Para ele, esses profissionais não vêem atrativos em trabalhar no interior, devido à baixa remuneração. "É preciso fazer uma política de suplementação desses médicos para que eles fiquem nas cidades do interior", afirmou.

Wilson Santos disse que pretende implantar. na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), o curso de Medicina, para aumentar a oferta de profissionais no Estado. A proposta seria de implantar esse curso na cidade de Cáceres, onde fica o campus da instituição. "Precisamos formar mais médicos e vamos fazer isso com a Unemat", destacou.

O pré-candidato quer instalar uma sala de cirurgia em cada cidade do Estado e defendeu que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) seja nacionalizado. Para isso, ele afirma que contará com apoio do pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), caso os dois sejam eleitos.

Eixos

Wilson Santos prometeu, ainda, criar secretarias regionais para atender à demanda de cada região, calculando que serão necessárias, pelo menos, quatro pólos, que seriam nas regiões do Araguaia, Grande Cáceres, Nortão e Sul. "A proposta é fazer um Governo descentralizado, atendendo nas cidades, onde ficarei uma semana em cada região com um grupo de secretários", informou, definindo o que seria sua Agenda de Governo.

O pré-candidato a governador disse ainda ser possível implementar algumas políticas que visem transformar o Estado no recordista em reflorestamento ambiental, turismo de natureza e industrialização da produção.

"Vamos investir forte em incentivo fiscal para o reflorestamento, empregar R$ 1 bilhão em quatro anos no turismo e fomentar o ciclo da agroindustrialização", completou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130546/visualizar/