Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 24 de Abril de 2010 às 10:39

    Imprimir


O Circuito Aprosoja já reuniu mais de mil pessoas em quatro cidades onde o evento foi realizado: Cuiabá, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis e Nova Xavantia. Nesta última cidade o evento foi realizado na quinta-feira (22.04) onde reuniu principalmente produtores rurais e estudantes.

O tema deste ano é ‘O Agronegócio no Novo Contexto Político e Econômico’, que remete ao cenário futuro da atividade agrícola, com as perspectivas de mercado e de políticas governamentais para o setor.

O presidente da Aprosoja MT e Aprosoja Brasil, Glauber Silveira ministrou palestra com o tema "Estratégias para Safra 2010/2011". Ele destaca que na região de Nova Xavantina os produtores enfrentam problemas de rentabilidade, principalmente por conta da baixa produtividade que foi impactada pelo clima. "Alguns disseram que colheram 45 sacas por hectare". No ano passado a média do município foi de 50 sacas por hectare, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) . "Para complicar a situação, muitos disseram que não travaram a soja", completa o presidente da entidade.

Glauber destacou ainda que a orientação da associação é para que o produtor fique atento ao mercado. "Aconselhamos ao sojicultor que faça a fixação conforme a alta do preço, pois as perspectivas a curto prazo não são animadoras. Crise na Europa e queda do dólar estão sendo fatores que os especialistas têm destacado nessa edição do evento ".

Glauber comentou também sobre a liminar concedida pela justiça à entidade que deu a opção aos associados da Aprosoja/MT de aderir à isenção da cobrança do Funrural.

Houve espaço ainda para falar sobre as obras da Ferrovia Centro-Oeste que estão programadas para começar em agosto deste ano. "Estive em Água Boa recentemente onde o presidente da Valec, José Francisco Neves, afirmou que falta as licenças ambientais para o início das obras que estão previstas para começarem a partir de agosto".

O engenheiro agrônomo e sócio-diretor da consultoria Agrosecurity Fernando Pimentel abordou o ‘’Cenário de Mercado e Rentabilidade para a próxima Safra’’. O palestrante frisou que é necessário mais uma vez, boas doses de planejamento, cautela e capitalização, o chamado PCC. "Este continuará sendo o tripé para os produtores realizarem a próxima safra".

O 5º Circuito Aprosoja ocorreu ainda na noite de quinta-feira (22.04) no Sindicato Rural de Canarana e na sexta-feira (23.04) foi realizado em Gaúcha do Norte e Querência onde a primeira etapa do evento foi finalizada. O Circuito ainda percorre 13 cidades do interior de Mato Grosso até o dia 7 de maio. A programação completa está disponível no site www.aprosoja.com.br.





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135032/visualizar/