Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 11:04

    Imprimir


O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, relatou a necessidade de os administradores municipais e os governantes do Brasil em geral se esforçarem no desenvolvimento social que gere emprego e renda. Ao comparar a produção agropecuária de Mato Grosso (1º nacional em soja, algodão e em rebanho bovino), Banazeski informou que o Estado é grande sempre em alguma coisa, “mas de 3 milhões de habitantes, um terço da população está no cadastro para receber o Bolsa Família”. “Se toda a riqueza que produzimos não chegar ao cidadão, não vale nada” – frisou.

O prefeito explicou que o crescimento econômico deve se transformar em melhorias para o cidadão. E, neste caso, mencionou, é importante o papel que deve ter a micro e pequena empresa como fator de desenvolvimento do município. Ele disse ainda que com a recente crise financeira internacional, foram as “1.300 micro e pequenas empresas que sustentaram o município”. A cidade, recorda, diante da recessão, teve frigoríficos fechados, que já voltaram a operar. O município tem estimativa de população de 32 mil habitantes, de acordo com dado de 2009 do IBGE.

A diretora do Sebrae-MT, Eneida de Oliveira, destacou a importância de 37 municípios se inscreverem ao prêmio com projetos de políticas públicas como prova de valorização dos pequenos negócios pelos prefeitos. Ela observou que o caminho de incentivo ao setor tem a ver com a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pelos municípios, como já fizeram os prefeitos que concorrem ao prêmio e outros. Em todo Mato Grosso, 132 de 141 municípios já regulamentaram a política nacional de desenvolvimento aplicada e estimulada pelo Sebrae.

Eneida citou alguns benefícios com a legislação, como o fato de a formalização dos pequenos negócios fazer eles serem fornecedores da prefeitura e o dinheiro ficar no município, para que o prefeito possa trabalhar benfeitorias para a comunidade. “Vale lembrar que 99% dos empreendimentos do Brasil são de micro e pequenas empresas e apenas 17% conseguem ser fornecedores do governo”.

O prefeito de Jauru e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira de Souza, elogiou a inscrição de projetos de prefeitos novos que assumiram mandato há cerca de um ano e meio, como de Campo Novo, Mauro Valter, o terceiro colocado, e de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, que foi um dos finalistas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136099/visualizar/