Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 06:07
Por: Jean Campos

    Imprimir


Cuiabá apresentou nos últimos anos um dos maiores crescimento populacional entre as Capitais do país
Cuiabá apresentou nos últimos anos um dos maiores crescimento populacional entre as Capitais do país

Aos 291 anos, a Capital de Mato Grosso é vista como uma cidade em ascensão. Ao fazer projeções futuras de Cuiabá é quase unanimidade imaginá-la no caminho da prosperidade. Mas, para prosperar, crescer e se desenvolver de forma igualitária, de modo que todos desfrutem do anunciado “alto índice de desenvolvimento humano”, é preciso harmonia entre os poderes e, principalmente, que os poderes funcionem plenamente.

Ao longo dos anos, a cidade vem incorporando as mais diversas culturas e tradições, sem deixar desaparecer o jeito cuiabano. Na política não é diferente. Levantamento informal revela que mais da metade dos representantes públicos da população cuiabana são oriundos de outras cidades e Estados - o que a população local chamaria de “pau rodado”.

O fato é visto com naturalidade por quem vive na cidade. Prova disso são os próprios mandatos, legitimados pelos votos da população. Foi com o intuito de provocar uma reflexão a algumas figuras públicas - filhos da terra ou imigrantes – que, em comemoração ao aniversário da cidade, este Diário fez o seguinte questionamento: O que Cuiabá merece para os próximos anos?

“O melhor presente seria asfalto para todos. Isso é o que a população espera, é qualidade de vida”, analisa o vereador Ivan Evangelista (PPS). O parlamentar prevê que a cidade irá crescer a ponto de ser chamada a “metrópole da Amazônia e do Pantanal”. “Temos que começar a pensar que daqui a 20 anos, a cidade poderá ter três milhões de habitantes”, disse o socialista.

O vereador republicano Francisco Vuolo aposta no fortalecimento da tradição, história e respeito à diversidade cultural presente em Cuiabá. “Estamos muito próximos de abrir os braços para o mundo durante a Copa 2014. É o momento para aprimorarmos os serviços de saúde, educação e mobilidade urbana”, antecipa o vereador.

A Copa do Mundo também foi citada pelo vereador Paulo Borges (PSDB) como instrumento de desenvolvimento. Para ele, o mundial fortalece o ritmo de crescimento porque agregará aos investimentos do município mais recurso estadual e federal. “A Capital não é auto-suficiente. Um evento como a Copa traz novos investimentos. Espero que, nos próximos cinco anos, a cidade cresça proporcionalmente à importância que exerce no contexto econômico de Mato Grosso”, aponta o tucano.

Mato-grossense de Alto Garças, o presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva (PP), diz que não só Cuiabá, mas todo o Brasil tem uma importante meta de acabar com a corrupção. “Eliminando a corrupção, conseguiremos impulsionar o crescimento da cidade”, avalia o progressista. Deucimar lembra que crescimento e desenvolvimento representam mais recursos públicos que devem ser geridos com responsabilidade.

Chefe do Executivo, o prefeito Chico Galindo (PTB) preferiu não se limitar às questões estruturais. “Infraestrutura é obrigação da prefeitura. Desejo que Cuiabá continue sendo essa cidade maravilhosa que recebe todos de braços abertos. E que dá oportunidades a todos que desejam ficar por aqui, assim como eu”, disse o prefeito que é natural de Martinópolis/SP e está na capital há 14 anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136930/visualizar/