Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 16:06

    Imprimir


Este ano a 6ª Exposição de Pequenos Animais do Estado de Mato Grosso (Expopeq 2010), e a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar será realizada no período de 07 a 11 de abril de 2010, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, O evento, promovido pela Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat), Sindicatos Rurais, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT), a prefeitura de Cuiabá, a Associação dos Criadores de Mato Grosso, (Acrimat), e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, (Acrismat), e contará com a presença de representantes do setor produtivo.

De acordo com Jilson Francisco da Silva, secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, a realização da 6ª Expopeq é um exemplo de ações bem sucedidas ao reconhecer a produção como atividade econômica. Os representantes da cadeia produtiva se organizaram e com a iniciativa do Governo por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder/MT), foi aprovada a criação da Câmara Técnica da Ovinocaprinocultura desde 2008, referendada pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA). “A Câmara Técnica com objetivo de construírem ações conjuntas com representantes do setor e fomentar a produção desde a criação até a comercialização. A sanidade animal, a qualidade da carne e dos produtos derivados (como o leite de cabra, queijos), oferecidos à população”, pontuou o secretário que assumiu também a presidência do CDA.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Mário Cândia, um dos organizadores da feira, disse que o objetivo da Expopeq é divulgar a atividade de criação dos pequenos animais. "A Expopeq vem crescendo ao longo dos últimos seis anos em expositores e público e que a intenção é tornar-se maior a cada edição. Todos os espaços da feira já foram comercializados e haverá expositores de outros estados, como Goiás, São Paulo e Minas Gerais, na área de ovinos", concluiu .

Segundo Antonio Carlos Carvalho Sousa, presidente da Ovinomat, a expectativa é de que os negócios ultrapassem R$ 1 milhão. “Escolhemos este período porque coincide com o feriado de aniversário de 291 anos de Cuiabá, assim presenteamos a cidade, e o público, que terá a oportunidade de visitar a feira, que irá funcionar das 9h às 21h com entrada gratuita. “Teremos ovinos, caprinos, peixes, suínos, e cães, gatos, peixes, galinhas, cobras, pássaros, pôneis, mini-vacas e mini-bois, hamsters e animais exóticos.

Com o objetivo de fomentar a atividade que se expande cada vez mais no Estado, a Expopeq contará com cinco dias de capacitação para quem está neste segmento ou pretende entrar neste mercado, por meio de leilões e julgamento de ovinos das raças Santa Inês e Dorper. Atualmente Mato Grosso conta com cerca de 1 milhão de ovinos e 70 mil de caprinos, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea/MT). Durante a exposição acontece também o 4º Encontro dos Criadores de Ovinos, o 3º Festival do Cão Labrador, o Concurso de Culinária Ovina e Caprina, provas hípicas e roda de canto de fibra que envolve os pássaros. Além disso, o Senar-AR/MT, vai oferecer gratuitamente o curso de Beneficiamento de Embutidos e Defumados de Ovino e Caprino, culminando com a tradicional feijoada.

Os ovinos são um dos destaques da Expopeq, sendo os responsáveis pelo único leilão do evento, que acontece no sábado, 10 de abril, a partir das 20 horas. Será o 9º Leilão do grupo União Santa Inês Dorper e Bôer. Em todas as edições da Expopeq, o Senar promove cursos profissionalizantes voltados a pessoas interessadas em adquirir meios de se profissionalizar e agregar renda familiar. O evento é uma excelente oportunidade de aprendizagem e de divulgação dos produtos que podem ser confeccionados a partir de matérias-primas expostas na Feira.

AGRICULTURA FAMILIAR

Durante o evento também acontece a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar, com a presença de pequenos produtores de artesanato, doces, mel e outros produtos. Estarão participando agricultores de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antonio do Leverger. A Expopeq vai contar ainda com produtores de ovinos e caprinos dos estados de São Paulo, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137230/visualizar/