Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 04 de Abril de 2010 às 11:55

    Imprimir


A prisão de um jovem de 19 anos em Várzea Grande, na semana passada, por porte ilegal de arma, ilustrou uma situação que não é nova, mas está ganhando adeptos a cada dia que passa. É o aluguel de armas para bandidos, quadrilhas ou até para pessoas que queiram andar armada “apenas para se proteger”. O esquema, conhecido como “rent a gun” (alugue de arma), existe há mais de 10 anos na Grande Cuiabá.

Flagrado com um revólver calibre 38 durante uma blitz, no bairro Cristo Rei, o jovem disse ter emprestado a arma de um homem conhecido como “Pedrinho”, morador no bairro 13 de Setembro, responsável pelo aluguel. Para exibir o revólver na cintura, o jovem pagou R$ 20 por dia a Pedrinho.

“É só ir lá no Pedrinho. Tem arma para todos os tipos. Peguei um revólver, apenas para me proteger, porque tava com treta com o pessoal do (Jardim) Maringá”, relatou o jovem, que negou estar envolvido em assaltos. Ele garantiu que ia para a festa de aniversário de uma sobrinha. No Gol branco que ocupava, havia mais três pessoas, todas liberadas.

Policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (Derrf) de Várzea Grande confirmaram que vários assaltantes presos alegaram que emprestaram as armas. “Podem sim ter pego emprestada, como também podem estar mentindo”, disse um policial.

Conforme policiais militares do Serviço de Inteligência do 9º Batalhão, a maior parte das 23 armas apreendidas neste ano pelo SI são provenientes de aluguéis por parte dos bandidos. A maioria são apreensões por porte ilegal.

Através de levantamento, existem vários esquemas de rent a gun. “Os donos cobram porcentagem do valor roubado ou dos bens. Em alguns casos, cobram até 50%”, disse um policial. Para ter um verdadeiro arsenal, os responsáveis pelas armas alugadas recorrem a traficantes. Estes recebem armas como pagamento de drogados e as repassam para o aluguel.

Na semana passada, policiais militares do 1º Batalhão apreenderam uma pistola 9mm numa boca-de-fumo na região do Jardim Leblon, onde um viciado tinha trocado um par de tênis furtado no shopping. Ao recuperar o calçado, os PMs localizaram a pistola com a numeração raspada. No entendimento dos policiais, a pistola seria trocada por algum participante do esquema de rent a gun.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137328/visualizar/