Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 30 de Março de 2010 às 16:12

    Imprimir


(Brasília, 30 de março de 2010) - Com objetivo de apresentar resultados de pesquisas nas diferentes áreas temáticas que compõem as cadeias produtivas das oleaginosas e discutir o papel das mesmas na produção de biodiesel será realizado o IV Congresso Brasileiro de Mamona, IV CBM, e o I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE.  Os eventos, que são realizados por meio de uma parceria entre a Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, acontecem de 07 a 10 de junho, no Espaço Cultural de João Pessoa/PB.

A proposta é que sejam apresentados trabalhos e que haja uma discussão dos aspectos técnico-científicos de outras importantes oleaginosas, além da mamona, como o algodão, o girassol, o amendoim, o gergelim, o dendê, a macaúba, o pinhão-manso, a canola e o crambe, salienta o pesquisador da Embrapa Algodão e coordenador técnico-científico dos eventos, Odilon Ribeiro. “De maneira geral, estas oleaginosas, em sua maioria voltada para agricultura familiar, apresentam problemáticas semelhantes”, enfatizou.

Cientistas, pesquisadores, estudantes de graduação, e pós-graduação, produtores rurais, industriais e autoridades nacionais que trabalham com oleaginosas energéticas constituem o público esperado nos eventos. Existem pesquisas com oleaginosas em várias unidades da Embrapa e em muitas universidades instituições de, o que propiciará a troca de conhecimentos e experiências, de modo a impulsionar o avanço científico das pesquisas. Odilon ressalta que é importante a participação nos eventos dos cientistas envolvidos com as culturas bioenergéticas.

O coordenador contextualizou a criação o I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas. “A III edição do Congresso de Mamona, em 2008, recebeu trabalhos de várias oleaginosas e contou com a presença de instituições de pesquisa e universidades latino-americanas, o que motivou a equipe coordenadora do Congresso a realizar em paralelo o Simpósio”, destacou.

Os eventos contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Petrobrás Biocombustível e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Um destaque especial dos eventos será dado à questão da Inclusão social e Energia. Mais do que o lema dos eventos, diz José Manuel Cabral, Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, “a questão de promoção da inclusão social por meio de culturas de interesse energético será tema de várias palestras e de, pelo menos, três mesas-redondas. Para a região Nordeste, principalmente, mas não exclusivamente, essa questão é de extrema importância e merece atenção especial, com a possibilidade de adoção de programas regionais específicos”.

As áreas temáticas para envio dos trabalhos são: biodiesel, biotecnologia e fisiologia, economia e cadeias produtivas, fertilidade e adubação, fisiologia, fitossanidade, irrigação, manejo cultural, mecanização agrícola, óleo e co-produtos, melhoramento genético e sementes. Estas linhas visam abranger o estado da arte e a necessidade de aprofundamento do referencial teórico e tecnológico das culturas oleaginosas energéticas, bem como de seu papel no contexto das mudanças climáticas globais.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 30 de abril para o e-mail cbm@cnpa.embrapa. Outras informações sobre o IV CBM e o I SIOE e a programação completa dos eventos estão no sítio www.cbmamona.com.br.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137638/visualizar/