Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Março de 2010 às 13:18

    Imprimir


Os servidores da Saúde do Estado de Mato Grosso entraram em greve nesta segunda-feira (29). A decisão foi tomada durante assembléia geral da categoria, realizada na última semana. Os cerca de 5 mil servidores da saúde paralisaram as atividades e estão cobrando um realinhamento do Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS) que há seis anos não é revisado.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e Meio Ambiente (Sisma), a decisão foi tomada depois de várias tentativas de negociação com o governo do Estado, em que não existiram acordo.

De acordo com o diretor de assuntos sindicais do Sisma, Oscarlino Alves, o secretário de Saúde, Augustinho Moro, chegou a formar um grupo de trabalho com o objetivo de estudar e revisar a Lei de Carreira dos Profissionais da saúde com a coordenação da própria gestão da saúde, mas a proposta, entregue em outubro de 2009 foi recusada e a causa não foi contemplada no orçamento do Estado para este ano.

O diretor de assuntos sindicais informou que os trabalhos essenciais de urgência e emergência continuam sendo atendidos. Ele disse ainda que, apesar do início da greve, as consultas agendadas de pacientes vindos do interior do Estado para Cuiabá, por exemplo, deverão ser atendidas normalmente em respeito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Nós não queremos prejudicar ninguém. Mas queremos negociar o Plano de Carreira Cargos e Salários como um todo", explicou Oscarlino Alves.

A paralisação é parcial na Central de Regulação e Tratamento Fora de Domicílio, no Hospital Adauto Botelho, Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac). Na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, a paralisação é total. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde, a previsão é de que a greve seja encerrada na quarta-feira (31).

Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde informou que não se pronunciará sobre o caso, uma vez que a negociação deve ser feita diretamente entre os servidores em greve e a Secretaria de Estado de Administração. A SAD afirmou que deve se pronunciar ainda nesta manhã sobre as reivindicações da categoria.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137832/visualizar/