Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Março de 2010 às 07:28

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) lançam hoje (29), uma força-tarefa para tentar reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A meta é atender 18 mil pessoas com exames e consultas, tanto em Cuiabá quanto no interior do Estado. O número ainda é pequeno se levado em consideração a grande lista por tratamento de saúde.

Instalada há 4 meses na Assembléia Legislativa, a CPI da Saúde estima que 120 mil pessoas esperam por atendimento, a maioria por cateterismo, cirurgias neurológicas, cardíacas e ortopédicas. Há casos de pacientes que estão há 2 anos esperando por cirurgias e algumas não resistiram. A comissão relatou que cerca de 20 pessoas morreram nos últimos 2 anos por não conseguirem chegar em um centro cirúrgico.

Nesta ação, o governo do Estado vai disponibilizar R$ 760,1 mil, e a Prefeitura de Cuiabá entra com a contrapartida de R$ 324 mil. A Secretária de Saúde da Capital será responsável em promover a distribuição dos pacientes na rede credenciada do SUS e a Central Municipal de Regulação vai autorizar os atendimentos, bem como supervisionar, regular e promover o pagamento.

Entre as áreas priorizadas estão de broncoscopia, RX contrastado, retinografia, espirometria, cateterismo, IAG Laser, colonoscopia, ultrassonografia, cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, otorrinolaringologia cirurgião e oftalmologia. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137882/visualizar/