Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Março de 2010 às 15:17

    Imprimir


Com objetivo de preservar o meio ambiente e incentivar e o destino adequado do óleo residual de fritura, o prefeito Chicão Bedin e o secretário de Saúde e Saneamento, Ednilson Oliveira, lançaram, na Incubadora de Empresas, o Programa Reciclar. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Agrosoja e o apoio do IDEP - Instituto de Desenvolvimento de Programas e da Empresa Águas de Sorriso. De acordo com a coordenadora do programa, a bióloga Fabiana Culau Leite, "o programa RECICLAR visa a conscientização da população sorrisense da importância na preservação ambiental e, nesse contexto, estimular a mudança de comportamento no sentido de reduzir o descarte de resíduos de gordura de forma inadequada, dando o destino correto diminuindo a contaminação do solo e da água".

O objetivo é fazer com que as pessoas não joguem o óleo usado de frituras no ralo da pia, pois um litro pode contaminar cerca de um milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa por 14 anos.

Para o secretário de Saúde, Ednilson Oliveira, o programa vem para ajudar na preservação. "Todo o material usado para captação do óleo residual é reciclado os funis, as garrafas petis para armazenamento. Queremos ampliar o trabalho de preservação do Meio Ambiente em Sorriso, vamos trabalhar o programa Reciclar junto com os nossos parceiros e também com a população. Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de direitos e deveres do cidadão com as futuras gerações.", destacou o secretário.

O óleo residual de fritura é considerado prejudicial ao meio ambiente e se jogado pelo ralo da pia, em bocas de lobo ou na rede de esgoto fica retido no encanamento causando entupimento das tubulações, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema, aumentando em média 45% o custo do tratamento dos efluentes e agredindo ainda mais o meio ambiente.

O prefeito Chicão Bedin disse que o RECICLAR é um programa que vem para mudar hábitos culturais, e também vai gerar emprego e renda. "Sorriso sai mais uma vez na frente com um programa que contribui com a preservação do meio ambiente. Vamos envolver toda a população na campanha principalmente as crianças, que irão ajudar na divulgação", concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138116/visualizar/