Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Março de 2010 às 17:46
Por: Sandra Costa

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), participou nesta quinta-feira (25) da entrega de 485 viaturas e 42 motos pelo Governo do Estado à Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil (PJC), Bases Comunitárias de Segurança, Sistema Prisional e Corpo de Bombeiros dos 141 municípios de Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, esta era uma das principais demandas cobradas pelos prefeitos.

Riva também afirmou que a segurança pública tem sido um “gargalho”, em todos os governos. “Sabemos que um processo que demoraria 40 dias, por exemplo, às vezes, leva mais tempo do que o esperado por conta da burocracia. E sempre éramos questionados sobre quando as viaturas seriam entregues. Às vezes, as pessoas não conseguem mensurar o que representa uma viatura nova para essas regiões”, lembrou Riva, citando problemas de municípios que estavam sem veículos para atender ocorrências.

O deputado destacou ainda que, além da modernização da frota, é necessário também investimentos para a qualificação aos motoristas das viaturas. “É inadmissível que carros novos como esses em 60 dias já necessitem de reparos”, apontou Riva. 

Para reduzir os custos o Governo do Estado, esses veículos foram locados e custarão aos cofres públicos R$12,6 milhões por ano, incluindo a manutenção e equipamento.  Para se ter uma ideia da economia, dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) apontam um gasto anual entre R$ 28 a 30 milhões com os veículos. “Estamos com quase toda nossa frota locada. As contas no início de 2007 mostram que o que gastávamos com manutenção é o que iríamos utilizar na locação. Mas, o que o deputado Riva falou é realidade. É necessário que haja cuidados com o veículo”, reforçou.

Para o prefeito de Diamantino (208 km a médio-norte de Cuiabá), Juviano Lincoln, as viaturas chegaram na hora certa. “Essa é uma reivindicação desde 2005. A nossa região possui um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, e com altos índices de prostituição e tráfico de drogas. Só temos a agradecer”, comemorou.

Também participaram da solenidade de entrega das viaturas o vice-governador Silval Barbosa, os secretários de Estado: da Casa Civil, Eumar Novacki; da Casa Militar, Cel.PM Alexander Torres Maia; de Administração, Geraldo de Vitto; de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon; de Educação, Ságuas Moraes; de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho; de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos; o comandante-geral, Cel.PM Campos Filho; deputados; prefeitos e demais autoridades.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138258/visualizar/