Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Março de 2010 às 10:56
Por: Lucélia Andrade

    Imprimir


Uma passeata realizada na manhã de ontem, marcou o ´Dia Mundial de Combate à Tuberculose´ em Tangará da Serra. A mobilização partiu da escola 13 de Maio, percorrendo à avenida Brasil, com destino à Praça dos Pioneiros. Alunos de várias escolas, além de agentes de saúde ambiental e comunitários de saúde, participaram da passeata, levando faixas e cartazes, que lembravam o dia de combate à doença. Depois da chegada, na Praça dos Pioneiros, profissionais da saúde fizeram uma blitz, onde na oportunidade foram distribuídos panfletos orientando sobre os sintomas, contágio e tratamento da Tuberculose.

A coordenadora do Posto Central, Izabel Freitas da Rocha, explica que a ocasião serviu como alerta para a população, que existem casos da doença no município, e a importância de iniciar o tratamento assim que for diagnosticada. A coordenadora lembra, que o tratamento da Tuberculose, é feito gratuitamente pelo município.

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples, que são ignorados.

Em Tangará da Serra, somente em 2009, foram diagnosticados 33 casos da doença, e deste número, dois infantis. Neste ano, já foram registrados 15 casos de Tuberculose. Desses, cinco novos (registrados a partir de 2010) e um infantil. O tratamento da doença é de seis meses, e deve ser feito sem interrupção. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138330/visualizar/