Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Março de 2010 às 10:53
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Os crimes de desobediência da Lei Maria da Penha serão alvos de instauração de inquérito policial pela Polícia Judiciária Civil. A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher do município de Cáceres (225 km ao Oeste) editou portaria administrativa que disciplina o procedimento adotado no caso do descumprimento de medidas protetivas por parte do agressor.

A delegada Alessandrah Márquez Ferronato explica que tem havido um grande número de registro de ocorrências, relatando o descumprimento de decisão judicial referente ao cumprimento de medidas de proteção concedidas às vítimas de violência doméstica e familiar "visando combater esse tipo de conduta”, argumenta a delegada.

A portaria estabelece o prazo de 24 horas, a contar do recebimento do inquérito policial aberto, para oitiva da vítima e testemunhas providenciar cópia da decisão judicial descumprida, certificar quantos procedimentos criminais versando sobre violência doméstica e familiar com as mesmas partes, autor e vítima, inquérito de desobediência que estejam em andamento ou tramitaram na Delegacia, com objetivo de demonstrar a conduta delituosa do ofensor.

Após o prazo, será extraída cópia de todo o procedimento elaborado – inquérito de desobediência – que subsidiará representação pela prisão preventiva do autor junto ao Juiz competente. “Visando assim obrigar os ofensores a cumprir as ordens judiciais e dar segurança policial à vítima”, justifica a delegada.

"A partir do momento em que a Lei Maria da Penha prevê que temos que dar tal segurança à vítima e havendo o descumprimento de medidas protetivas decretadas judicialmente, temos que utilizar de todos os remédios que a Lei coloca à nosso dispor para tal fim, sendo a prisão preventiva do autor uma delas”, destaca Alessandrah.

A delegada espera que com a adoção das medidas de urgência, o crime seja reprimido e o descumprimento de medidas protetivas decretadas diminua. Isso, segundo ela, poderá reduzir o número de reiteração nos crimes contra a mulher vítima de violência doméstica e familiar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138502/visualizar/