Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Março de 2010 às 18:55
Por: Alexandre Alves/de Sinop

    Imprimir


Os servidores municipais de Sinop, inconformados com a proposta extraoficial do Poder Executivo em conceder 4.11% de reajuste salarial, decidiram, sexta-feira, à noite, em assembleia, fazer greve geral a partir de quinta-feira (25). Os trabalhadores pedem 15% de aumento e a maioria presente na assembléia decidiu pela paralisação por tempo indeterminado.

O Poder Executivo não formalizou proposta por escrito, mas manifestou em reunião com uma comissão de servidores, na quinta-feira passada, que não há possibilidade de atender o pedido. Argumentaram os secretários municipais que a folha de pagamento está próxima aos R$ 6 milhões e atingiu 52% da receita, o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Por sua vez, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais “alfineta” dizendo que a prefeitura tem muitos servidores comissionados, nomeados por indicação política e que, a maioria, não desenvolve trabalho significante, podendo ser dispensados. “Isso baixaria o porcentual gasto com folha de pagamento, podendo o prefeito prestigiar os servidores de carreira com aumento de salário a contento”, disse um servidor da área educacional, ao Olhar Direto.

Uma das reclamações do sindicato é que a prefeitura parece estar “protelando” as discussões sobre a reposição salarial, além de estar irredutível em flexibilizar o índice de reajuste. Como estamos em ano eleitoral, tais aumentos devem ser definidos até seis de abril, 180 dias antes da eleição.

O presidente do sindicato, Adriano Perotti, sustenta que os servidores não vão aceitar reajuste baseado apenas na inflação. “Ano passado não fomos atendidos e o prefeito concedeu somente o que ele quis, 6.48%. Neste ano, é consenso entre os servidores municipais de que o aumento salarial terá que ser pelo menos próximo aos 15%.”.

Além do reajuste acima dos dois dígitos porcentuais, os servidores também cobram a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS), pedem aquisição de equipamentos de segurança para determinados cargos e, condições adequadas de trabalho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138955/visualizar/