Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Março de 2010 às 18:23
Por: Marcia Andreola

    Imprimir


O programa Luz para Todos faz chegar, nessa sábado (20), a eletricidade no assentamento Pecuama, em Tangará da Serra. O assentamento é um dos beneficiados do maior programa de eletrificação rural do Brasil que, em Mato Grosso, está em estágio avançado de implantação.

 Ao todo, sete assentamentos e três aldeias indígenas situadas na região de Tangará da Serra – médio norte do estado – estão sendo beneficiadas com a inclusão no programa do Governo Federal. A senadora Serys Slhessarenko é considerada a "madrinha" do programa no Estado, por seu empenho em garantir que a eletrificação rural seja realidade em Mato Grosso. No Estado, o programa  já investiu quase R$ 1 bilhão.
 
“O Luz para Todos, é o maior programa social do mundo, que já beneficiou mais de 8 milhões de brasileiros, visando o combate à fome e à pobreza em áreas rurais, tendo a energia como vetor de desenvolvimento econômico e social. E tenho muito orgulho em dizer que Mato Grosso é o Estado com o maior número de ligações. Esse bom desempenho é fruto de um grande esforço e eu me incluo nessa corrente. Desde o início do programa, tenho me empenhado em garantir que nenhuma casa fique sem energia elétrica em Mato Grosso”, garantiu a senadora. 
 
Ao todo, estão sendo feitas quase 500 ligações na região de Tangará da Serra, nos assentamentos Santo André, Pecuama, Ariranha, Lucélia, Pompéia (328); PA Antonio Conselheiro-Farinheira (1); e Vale do Sol I (85). Aldeias Indígenas Rio Verde (15); Kalanaza (4); e Matsenekalore-Sede (3). Além dessas localidades, 20 propriedades também receberam as ligações do programa.
 
Antes do Luz para Todos, 130 mil pessoas não tinham energia em Mato Grosso. Atualmente, mais de 80 mil já são beneficiadas através do programa que garante a chegada da energia eletricidade sem custo da ligação para o beneficiário. A meta até 2011 é de serem feitas outras 32 mil ligações. A solenidade no assentamento Pecuama será às 10h30, desse sábado (20).
 
Luz para Todos – O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A – ELETROBRÁS. A Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.), por meio do Ministério de Minas e Energia, tem como atribuição coordenar o Programa em Mato Grosso.
 
No Estado, todo planejamento e decisões, como metas e regiões a serem atendidas, são analisadas e decididas pelo Comitê Gestor Estadual – CGE/MT, coordenado pela Eletronorte, com base nos critérios de prioridades estabelecidos pelo Programa.
 
Conforme o Manual de Operacionalização do Programa. São atendidas, prioritariamente as comunidades atingidas por barragens de usinas hidrelétricas; comunidades indígenas e áreas remanescentes de escravos (quilombos);assentamentos rurais; municípios com baixo índice de atendimento em energia elétrica; municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); escolas públicas, postos de saúde e poços de abastecimento d´água; comunidades de entorno de unidades de conservação ambiental; demandas coletivas e com enfoque para o uso produtivo da energia elétrica e fomento para o desenvolvimento local integrado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139082/visualizar/