Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Março de 2010 às 10:10
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


Secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho.
Secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, o Cidinho.
Três reuniões no mesmo local, data e horário. Assim serão discutidas as situações de três áreas distintas nas imediações da localidade de Pecuama, neste sábado pela manhã.

Os encontros foram organizados pelo secretário de Estado de Projetos Estratégicos e gestor do programa MT Regional, José Aparecido dos Santos (Cidinho) e terá a presença da Superintendência Regional do Incra, do Intermat e da Procuradoria Geral do Estado. Participam do encontro a Associação Agropastoril Vale do Toucas (Agrovato – Associação da Pecuama) e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do Complexo Agroama/Pecuama.

As áreas de terras em discussão são as glebas Santo André, Ariranha e uma área cujos direitos são de uma instituição privada.  As três áreas estão sob posse de produtores, a maioria de pequeno porte.
Segundo o presidente da Agrovato, Vitório da Rocha Brandelero, a reunião sobre a Gleba Santo André será conduzida pelo Incra, enquanto a Gleba Ariranha será tema de debate em reunião presidida pelo Intermat. Já a questão da área da instituição privada (Banco Bamerindus), será mediada pela própria Agrovato, com presença dos posseiros assentados.

Já o presidente da Associação do Complexo Agroama/Pecuama, Antônio Pardim, entregará aos representantes da superintendência do Incra ofício solicitando amparo aos pequenos produtores rurais assentados na área do Banco Bamerindus. Pardim pede que os pequenos produtores sejam enquadrados no programa de Reforma Agrária da União, uma vez que os assentados não possuem condições econômico-financeiras de assumir os custos de uma eventual negociação direta com a instituição privada que detém os direitos sobre a área.

Além de Cidinho e dos representantes do Incra e do Intermat, estarão presentes na grande reunião os prefeitos de Nova Marilândia - Juvenal Alexandre da Silva – e de Santo Afonso – Sílvio Souto. A senadora Serys Slhessarenko (PT) também é aguardada no encontro.    

HISTÓRICO - Segundo dados da Associação dos Pequenos Produtores do Complexo Agroama/Pecuama, a localidade possui cerca de 300 famílias assentadas desde 1998. O assentamento dos produtores aconteceu após a área entrar em situação de improdutividade com a entrega da mesma por uma empresa da região a uma instituição financeira. Ao todo, a área de terra possui 15 mil hectares e possui propriedades formadas e em franca produtividade.

Os pequenos produtores assentados possuem os títulos de posse da terra, onde desenvolvem atividades voltadas à produção leiteira, criação de gado bovino, suínos e frangos, além de lavouras de mandioca, abacaxi e outras culturas características da “lavoura branca”. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139167/visualizar/