Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Março de 2010 às 11:04

    Imprimir


A conferência de abertura do 3° Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que será realizada nesta quinta-feira terá entrada aberta gratuita ao público. Os participantes do Congresso trarão para o debate os cenários de conflitos que o projeto de desenvolvimento do país vem provocando, tanto sobre o meio ambiente quanto sobre as populações que vivem fora das áreas urbanas.

O conferencista principal é o cacique Afukaka Kuikuro, do Parque Indígena do Xingu. Ele deve abordar os problemas que os povos indígenas vivenciam atualmente por conta das grandes obras de infraestrutura e do avanço descontrolado da fronteira agrícola sobre os remanescentes de vegetação nativa em Mato Grosso, um problema que não é exclusivo do Estado.

Afukaka vai falar de um problema que não tem recebido a atenção necessária da imprensa e da sociedade: as alterações ecológicas cada vez mais severas que atingem as terras indígenas estão comprometendo a sobrevivência física e cultural de dezenas de etnias no país.

O segundo conferencista é Lúcio Flávio Pinto, jornalista em Belém e responsável pelo Jornal Pessoal. Ele mandou sua participação na conferência gravada em vídeo. Por poder perder recursos nos processos que sofre devido ao trabalho dele como repórter, em Belém, ele não pode se afastar da cidade.

Os organizadores do Congresso também querem provocar o público a sairem das zonas de conforto, e deve convidar desconhecidos do grande público do local para participar da discussão.

A conferência de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental será realizada hoje, às 19h30, aberta a todo o público. Para se inscrever nas demais atividades do congresso, o credenciamento será realizado a partir das 8h, no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá.

Outras informações podem ser obtidas pelo site da conferência, clicando aqui.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139291/visualizar/