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Agronegócios
Segunda - 15 de Março de 2010 às 14:51
Por: Sandra Amorim/Andréia Coutinho

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A importância da Ferrovia Centro-Oeste para Mato Grosso foi tema da palestra do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira da Silva, durante a apresentação pública realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (15.03), no município de Lucas do Rio Verde. O modal de transporte tem previsão de ter o projeto básico iniciado em dezembro deste ano.

“Com a ferrovia, o estado deixará de perder cerca de R$ 1 bilhão por ano que é gasto para escoar a produção de soja e que poderá ficar em Mato Grosso para gerar divisas”, afirma o presidente da Aprosoja/MT. Glauber lembra que a falta de logística adequada exige que para cada 50 sacas colhidas por hectare, cerca de 25 sacas de soja sejam direcionadas ao pagamento de frete para escoar uma tonelada.

O governador Blairo Maggi anunciou que a Ferrovia Centro-Oeste contará com 100% de recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). “A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, me telefonou quando eu estava vindo para o evento e garantiu o aporte para essa obra”.

A logística tem sido um grande percalço para a produção de Mato Grosso e para tirar o estado de falta de infraestrutura de transporte e armazenagem, entidades dos setores econômicos do estado, da sociedade civil e dos legislativos federal e estadual criaram o Movimento Pró-Logística. “Essa união das entidades e o entendimento do governo federal sobre a necessidade de mudar o cenário do estado nessa área está fazendo a diferença”, pontua Glauber, que é presidente do Movimento.

A Ferrovia Centro-Oeste cortará 15 municípios do estado e tem o projeto previsto para ligar Uruaçu (GO) a Vilhena (TO). Segundo o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será encarregado de fazer o plano diretor da ferrovia.

Paulo Sérgio Passos, que assumirá interinamente o Ministério dos Transportes no final de março, afirmou também que o asfaltamento da BR-158 teve resolvido o problema de traçado, que passaria próximo a uma aldeia indígena.






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