Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Março de 2010 às 14:56
Por: Eduardo Cruz

    Imprimir


Presidente do Consórcio e prefeito de Arenápolis , Fardi Tenório
Presidente do Consórcio e prefeito de Arenápolis , Fardi Tenório

Arenápolis sediou nesta quinta-feira (11) uma reunião dos prefeitos e secretários das cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto Rio Paraguai, que abrange Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Nortelândia, Porto Estrela, Santo Afonso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, Sapezal e São José do Rio Claro. O evento também contou com a presença de autoridades da SEDER (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural).

Segundo o Prefeito de Arenápolis e Presidente do Consórcio, Farid Tenório, o propósito do evento foi “discutir as perspectivas de desenvolvimento da piscicultura na região e decidir quais dessas cidades abrigarão um frigorífico e um centro de formação”, a serem construídos com verbas federais e estaduais do Programa Criar na Água, lançado pelo governo mato-grossense em agosto de 2009 com apoio a Secretaria Nacional de Pesca. O Programa tenciona atender aos 15 Consórcios Intermunicipais existentes no Estado com um total de R$ 40 milhões a serem investidos em viveiros, frigoríficos e na capacitação de 2.820 aqüicultores – 20 em cada cidade.

Tanto o frigorífico como o centro de formação debatidos ontem, após terem suas sedes escolhidas, passarão a ser geridos pelo Consórcio, onde cada cidade tem direito a um voto nas deliberações. Para a unidade de processamento, o requisito básico é que o município disponha, em seu próprio nome, de um terreno adequado de 4 hectares, enquanto a escola técnica deverá ser capaz de atender toda a região. “Como Alto Paraguai já tem um frigorífico, outra cidade deve receber esse novo”, comentou Farid Tenório. A votação deveria ter ocorrido nesta reunião, mas por falta de consenso agendou-se outra deliberação para o dia 26, em Denise. Segundo informações extra-oficiais, Arenápolis tenciona pleitear para si o centro de formação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140068/visualizar/