Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Março de 2010 às 11:30

    Imprimir


A Vigilância Ambiental registrou 12 casos de leishmaniose tegumentar americana (LTA) somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, na cidade de Alta Floresta (distante 800 quilômetros da capital mato-grossense). Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 75% nos casos confirmados, já que em janeiro e fevereiro de 2009 foram registrados apenas três casos da doença.

O gerente da Vigilância Ambiental da cidade, Claudiomiro Vieira, pede para que as pessoas procurem o órgão para fazer o diagnóstico precoce caso suspeite estar com a doença, porque caso o diagnóstico se confirme o tratamento gratuito é iniciado imediatamente para interromper a transmissão.

Até dezembro do ano passado, foram confirmados 51 casos da doença na cidade. O Departamento de Vigilância Ambiental atende das 07h às 11h e das 13h às 15h.

A doença

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas, é primariamente uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.

O modo de transmissão habitual é através da picada de insetos que pode pertencer a várias espécies de flebotomíneos, de diferentes gêneros (Psychodopygus, Lutzomya).

O período de incubação da doença no homem é, em média, de dois meses, podendo apresentar períodos mais curto (duas semanas) e mais longo, (dois anos). A leishmaniose tegumentar americana (LTA), inclui a leishmaniose cutânea (LC) e leishmaniose mucosa (LM).

A doença também é conhecida como leishmaniose mucocutânea, úlcera de Bauru ou ainda ferida brava. A leishmaniose tem sido registrada em todos os Estados do país, e oferece o risco de ocorrência de deformidades no homem, como também pelo envolvimento psicológico do doente, com reflexos no campo social e econômico, uma vez que, na maioria dos casos, pode ser considerada uma doença ocupacional.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140252/visualizar/