Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Março de 2010 às 16:50
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


A prefeitura municipal de São José do Rio Claro prestou homenagem às mulheres nesta segunda-feira (08.03), pela comemoração do dia Internacional da mulher.

A cerimônia aconteceu nas dependências do Paço Municipal José Garcez Munhon “Seu Tié”, na tarde de segunda-feira, com coquetel e distribuição de presentes às servidoras da administração central. De acordo com a secretária de Administração, Marisa gasques, esta dói um forma de homenagear a todas as servidoras municipais que teem contribuído para o crescimento de São José do Rio claro. 
 
Entenda a história do Dia Internacional da Mulher
Há mais de uma versão para a origem do Dia Internacional da Mulher, mas todas remetem a uma greve de trabalhadoras de fábricas têxteis desde a Revolução Industrial, no século 19. Em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova York realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos.

Na época, uma jornada de trabalho feminino chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores do que os homens. Além disso, muitas sofriam agressões físicas e sexuais.

Uma das versões do desfecho da marcha é a de que como manifestantes teriam sido trancadas na fábrica pelos patrões, que atearam fogo no local, matando cerca de 130 mulheres. O fim que é mais aceito, porém, é o da interrupção da passeata pela polícia, que dispersou com violência uma multidão.
A versão do incêndio é, provavelmente, uma confusão com a tragédia da fábrica Triangle Shirtwaist Company, em 25 de março de 1911. O fogo matou mais de 150 mulheres, com idades entre 13 e 25 anos, Na maioria, imigrantes italianas e judias. A falta de medidas de segurança do local - como teriam sido portas trancadas para evitar a saída das empregadas - foi apontada como o motivo do alto número de mortes.

O episódio foi um marco na história do trabalho operário americano e não está registrado em nenhum Fire Almanac ("Almanaque do Fogo"), publicado pela Agência Nacional de Proteção contra Incêndio dos Estados Unidos. No livro, não há qualquer referência ao tal incêndio de 1857.

Vários protestos seguiram-se nos 8 de março seguintes. Um dos mais notáveis, - também reprimido pela polícia - ocorreu em 1908, quando 15 mil operárias protestaram por seus direitos. Em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs que fosse usada uma data para comemorar as greves americanas e homenagear mulheres de todo o mundo.

A greve das trabalhadoras de Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em 23 de fevereiro de 1917 (8 de março do Calendário Ocidental), também foi um marco da data. Hoje, ela é símbolo da luta pelos direitos da mulher, e foi Oficializada pela Unesco em 1977.

Fonte: Editora Abril.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140366/visualizar/