Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 10 de Março de 2010 às 16:22

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e  terceiro vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM),Pedro Ferreira de Souza, está hoje (10), em Brasília, em companhia de uma comitiva de prefeitos mato-grossenses. Os gestores irão se reunir logo mais com centenas de outros prefeitos brasileiros na  primeira mobilização municipalista do ano "Os Municípios e as Perspectivas para 2010". O evento, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), traz como temas principais a partilha dos Royalties da camada pré-sal com os Municípios, as perspectiva das finanças municipais para 2010 e falta de regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil.

Segundo o presidente da AMM, a mobilização é uma oportunidade para que os prefeitos ajudem a definir o plano de ação para o movimento municipalista em 2010, considerando as principais demandas dos municípios. “Eu chamou a atenção dos gestores ainda para a necessidade de acompanharmos os projetos de lei em tramitação no Congresso que aumentam despesas e criam mais obrigações para os municípios”, lembrou.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, são os desafios financeiros e gerenciais de 2010 que motivaram a CNM a marcar a reunião. Entre eles, ele cita as discussões de matérias no Congresso Nacional que aumentam despesas e criam mais obrigações aos Municípios como, por exemplo, o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde.

Em relação aos Royalties, os debates referem-se à Emenda Constitucional de autoria dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) ao PL 5938/2009. Os prefeitos apoiam a Emenda e vêm à capital federal para reivindicar aos deputados a sua aprovação. Mobilizada pela CNM, a maioria já entrou em contato com as bancadas estaduais para apresentar o pedido.

Sobre as finanças municipais em 2010, Ziulkoski apresentará perspectivas para o comportamento das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outro levantamento da CNM, inédito, mostrará o desempenho da arrecadação dos Municípios que optaram por fiscalizar e receber 100% dos repasses do Imposto Territorial Rural (ITR) por meio de convênio com a Receita Federal.

Marcada para o mês de maio, a XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios também estará em pauta. A CNM pretende ouvir e discutir com os gestores quais são as principais reivindicações dos Municípios que serão levadas ao governo federal durante o maior encontro municipalista do Brasil.

Conquistas

Para reforçar o pedido e mostrar a importância das mobilizações em Brasília, Ziulkoski enumera algumas conquistas municipalistas nos últimos anos. “Com unidade, conseguimos o aumento do 1% do FPM, o parcelamento das dívidas previdenciárias e a promulgação da PEC dos Precatórios”, destaca. “Para conseguir êxito em mais esta mobilização, contamos com a presença de todos os gestores municipais”, completa Ziulkoski.





Fonte: AMM/CNM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140370/visualizar/