Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Março de 2010 às 13:41
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


O Governo do Estado prorrogou o Termo de Cessão de uso de bem público, assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Rural Neldo Egon Wierich e o presidente da associação Paulo Rodrigues Galvão, viabilizando caminhão, combustível e motorista para a Associação dos Moradores e pequenos produtores da Fazenda Santo Antonio da Fartura, no município de Campo Verde, (139 km ao sul da capital).

O Termo tem como objeto o transporte da produção de frutas e verduras dos produtores, que são responsáveis pela produção das verduras e frutas compradas pela Companhia Nacional de Abastecimento, (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, a qual fornece a 22 creches associadas e famílias carentes assistidas por 18 entidades filantrópicas da Capital.

Esta foi à quinta renovação firmada de seis meses desde 2008, entre 01 de fevereiro a 01 de agosto de 2010, observando os critérios de oportunidade e conveniência da Seder.

De acordo com o secretário Neldo Egon a responsabilidade do Estado é com o transporte dos produtos dos agricultores familiares para diminuir o prazo de entrega aos consumidores, fortalecendo o produtor com condições de plantar com tranqüilidade e qualidade. “Essa é a extensão de política pública que é de agregar valor ao produto para o produtor poder viver da terra. Essa ação conjunta de governo proporciona a alimentação seis vezes ao dia com lanches, almoço e jantar há 6.850 crianças”, conclui Neldo Egon.

Segundo vereador cuiabano Francisco Antonio Vuolo esse é um programa de parceria entre a Conab e a Seder que favorece as creches e instituições filantrópicas ao disponibilizar os caminhões para o transporte, sendo essencial para enriquecer a alimentação das crianças. “É um privilégio conhecer todo o processo desde a produção até a entrega proporcionando mais qualidade de vida às crianças e suas famílias”, concluiu Vuolo.

Marly Silva, engenheira agrônoma representando a superintendência regional da Conab em Mato Grosso, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destaca o desempenho de aproximadamente 2.000 agricultores familiares em 42 municípios mato-grossenses, através de 38 associações e cooperativas compra de frutas, verduras e hortaliças. “As nossas ações com a compra e doação imediata desses alimentos garantindo a geração de emprego desses produtores, só é possível com a parceria importante onde o governo estadual garante com o transporte a entrega das mercadorias diretamente às instituições beneficiadas”, disse.

Em Cuiabá a aquisição dos produtos dos agricultores familiares é feita pela Conab diretamente da agricultura familiar e depois doadas para as entidades filantrópicas. Para o Jovanildo do Carmo, presidente da Cooperclin, foi gratificante, pois sem esta parceria não teria conseguido todos esses vínculos para o projeto funcionar. E isso que dá credibilidade e as frutas e verduras chegar ao consumidor.

com MAURÍCIO DALEPIANE





Fonte: Secom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140399/visualizar/