Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 09 de Março de 2010 às 14:28
Por: Cássia Helena

    Imprimir


Brasília, 09 de março de 2010 – A TIM anuncia seu patrocínio à segunda edição da Hora do Planeta. A operadora – que, em 2009, teve sua presença confirmada, pelo segundo ano consecutivo, no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (ISE) – acredita que o apoio ao movimento é parte do que a empresa considera como sendo seu papel.

 “O compromisso da TIM com a sustentabilidade envolve também colocar a sua privilegiada estrutura de telecomunicação em prol de questões relevantes para a sociedade, como a defesa do clima. Esperamos que isto ajude a sensibilizar as pessoas a aderir ao movimento da WWF, que a TIM patrocina com muita satisfação”, destaca o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da TIM Brasil, Maurício Bacellar.

A TIM, preocupada em mensurar o impacto climático da sua operação, concluiu o seu inventário de carbono em 2009. A empresa está avaliando os resultados para verificar possíveis metas de redução. Paralelamente, foi implantado, no ano passado, o projeto piloto Power Saving, em parceria com a Ericsson, que permite uma gestão de energia mais inteligente da área de rede da companhia. Este piloto está sendo realizado em dois sites (BTSs) e já obteve uma economia média de 6,2% da energia consumida, o que equivaleria a 5200 KwH economizados em um ano. A expansão do programa está, agora, em estudo. A TIM conta, atualmente, com cerca de 13 mil antenas em todo o Brasil.

A TIM entrou ainda no programa Empresas pelo Clima, iniciativa voluntária coordenada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVCes), plataforma que reúne líderes setoriais preocupados com as questões climáticas no mundo e seus efeitos.

Soluções ecológicas

A TIM se preocupa em oferecer produtos e serviços que estejam em linha com sua política e princípios de sustentabilidade. São parte do portifólio da operadora o Motorola W233 Eco, primeiro aparelho do mercado produzido com material reciclado de garrafas plásticas e com certificado de neutralização de carbono, o Samsung Solar, terminal que se destaca por sua bateria solar, e o Motocubo, modelo focado no uso de redes sociais com 25% de sua carcaça feito de garrafas plásticas, sendo que 70% dos componentes dele são recicláveis.

Um serviço que também cumpre este papel é o TIM PDV, solução que possibilita a compra de recarga pelos clientes nos pontos-de-venda. As transações são online e acontecem por meio de comandos no celular habilitado, dispensando a necessidade de cartões. A iniciativa contribui para a redução do consumo de plástico e papel, usados na produção dos cartões de recarga, e da emissão de CO2 proveniente do seu transporte. A TIM mantém ainda, em parceria com o Banco Real, o programa Papa-Pilhas, para recolhimento e encaminhamento para reciclagem de pilhas e baterias portáteis, aparelhos celulares e acessórios. Os postos de coletas estão em todas as sedes da operadora e em suas lojas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná e em todo o Estado de Pernambuco. Nas demais lojas da TIM no Brasil, é utilizado o programa Recarregue o Planeta, com pontos para o recolhimento de aparelhos celulares, baterias e acessórios, totalizando 100% das lojas com postos de coleta. Em 2009, foram recolhidas mais de 18 toneladas de materiais, encaminhados para empresas de reciclagem.

Apoio ao movimento Hora do Planeta

Em linha com sua política de sustentabilidade, a TIM irá além do patrocínio à segunda edição da Hora do Planeta no Brasil. A operadora colocou a sua infraestrutura de comunicação a serviço do movimento e promove uma ampla ação para angariar adeptos à manifestação: convidará 14 milhões de clientes, por meio do envio de mensagens de texto (SMS), para participar da mobilização no dia 27 de março.

Além disso, a operadora usará seu site e seu perfil no Twitter para promover a ação, direcionar os visitantes para o hotsite da Hora do Planeta e disponibilizar contagem regressiva para o dia D, quando apagará as luzes de seus mobiliários urbanos e principais empenas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Belém e outras cidades.

A TIM promoverá ainda um concurso cultural com a premiação de aparelhos da sua linha de menor impacto ambiental. Para participar, o cliente deve usar a criatividade e enviar uma imagem do momento em que as luzes forem apagadas para o e-mail da promoção.

Sobre a TIM

No Brasil há 11 anos, a TIM foi a primeira operadora móvel a estar presente em todos os estados do País. Trabalhando com foco no consumidor e buscando atender da melhor forma às demandas do mercado, a empresa viu sua base de clientes registrar 4,7 milhões de adições líquidas em 2009, fechando o ano com 41,1 milhões de usuários. O crescimento consistente da base de clientes é reflexo da preocupação com o usuário e do lançamento de produtos e serviços inovadores e sob medida, como os planos Infinity e Liberty.

Em dezembro de 2009, a TIM concluiu a aquisição de 100% da Intelig, adquirindo uma infraestrutura própria com uma extensa rede de transporte (backbone de 14,5 mil quilômetros) e redes metropolitanas em 15 capitais. Entre outros benefícios, esta infraestrutura permitirá à TIM acelerar a expansão da sua rede 3G, reduzir custos operacionais como aluguel de circuitos e abordar novos mercados de voz e dados, tanto residencial quanto corporativo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140533/visualizar/