Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Março de 2010 às 18:17
Por: Sandra Costa

    Imprimir


No Dia Internacional da Mulher, nesta segunda-feira (8), a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa fez um alerta à população mato-grossense a respeito da violência contra a mulher. Trata-se da campanha de “Combate a Violência Contra a Mulher”, lançada nesta data, com o apoio de lojistas dos shoppings Pantanal e Três Américas. Os parceiros na iniciativa vestiram os manequins das vitrines com a camiseta da campanha. Inclusive, lojas de vestuários masculinos aderiram ao projeto.

Além disso, em cada um dos shoppings foi montado um quiosque em que representantes da Defensoria Pública, Delegacia da Mulher e do Conselho da Mulher estão realizando atendimentos e orientação jurídica a quem necessitar de informações, por exemplo, sobre a Lei nº 11340/06, conhecida como Maria da Penha. O atendimento será feito até às 22h. 

Segundo a coordenadora da Sala da Mulher, os casos de registros de violência contra mulheres são alarmantes. “Em apenas oito municípios do estado, 78.168 mulheres foram vitimadas em três anos. Acreditamos que esse número possa ainda ser maior. Infelizmente, a grande maioria é agredida pelos próprios companheiros, seja fisicamente ou psicologicamente, mas por medo, falta de conhecimento e dependência financeira, acabam não denunciando”, lamentou Janete Riva.

Marilza do Carmo Nunes, 35, vendedora, aprovou a iniciativa e defendeu a realização de eventos como palestras nas escolas ou em comunidades com ntuito de levar informação sobre os direitos das mulheres, principalmente, nos bairros mais carentes. Apesar disso, acredita que a violência acontece em todas as classes sociais. “Essa campanha nos faz refletir de como ainda temos muito que fazer em busca da igualdade. Com certeza, obtivemos conquistas, mesmo aos poucos. Já deveríamos ter mais espaços, mas devagarzinho a gente consegue e chega lá”, afirmou Janete.

Da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cuiabá, a delegada Sílvia Virgínia, da Delegacia Especializada da Mulher participou da campanha no Pantanal Shopping prestando informações. Para ela, é a campanha é uma oportunidade de levar informar à mulher. “É importante que elas tirem dúvidas, que venham até nos para que seja orientada a procurar uma ajuda profissional”, esclareceu Sílvia. 

O assessor jurídico da Defensoria Pública, Niuan Ribeiro, destaca que esse contato direto com as pessoas é um momento único, em que não só têm como conhecer as legislações em vigor, como também saber que tipo de instituições procurar e que serviço está a sua disposição. “Nós da Defensoria, assistimos aquelas pessoas com pouca instrução e que possui uma renda per capita que não oportuniza condições financeiras de pagar um advogado, inclusive, da área familiar, como é o caso de muitas mulheres que são vítimas agressões”, concluiu.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140643/visualizar/