Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 05 de Março de 2010 às 13:53
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Guilherme Filho
Com aval do PP, ex-prefeito assume a pasta do Desenvolvimento Rural
Com aval do PP, ex-prefeito assume a pasta do Desenvolvimento Rural

   A 26 dias de assumir a cadeira de governador, o peemedebista Silval Barbosa definiu mais um secretário. Trata-se do ex-deputado federal e ex-prefeito de Cuiabá Rodrigues Palma. Ele vai comandar, a partir de 1º de abril, a pasta do Desenvolvimento Rural (Seder), em substituição a Neldo Egon, pré-candidato a deputado estadual pelo PR. Palma já integra a administração hoje. Responde como adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia. Na gestão Maggi, o ex-deputado teve também uma passagem relâmpago pela Seder, onde foi adjunto de Agronegócios e respondeu como titular da pasta por alguns dias.

   O nome de Palma chegou a entrar no jogo político do grupo de Silval como espécie de "carta na manga". Foi cogitado para ser o candidato a vice-governador do peemedebista para contrapor os concorrentes que, a exemplo de Palma, possuem base eleitoral na Capital, como o prefeito tucano Wilson Santos e o empresário Mauro Mendes (PSB). Como surgiram outras alternativas da Baixada Cuiabana para vir a ser seu companheiro de chapa na corrida ao Palácio Paiaguás, Silval acertou para Palma integrar o primeiro escalão. É mais uma indicação do PP dos deputados José Riva e Pedro Henry. Os progressistas já emplacaram também o nome do procurador do Estado Jenz Prochnow Júnior, hoje subprocurador-geral fiscal da PGE, na secretaria de Meio Ambiente, no lugar de Luís Daldegan.

   Palma será espécie de porta-voz da Cuiabania no governo Silval, que foi prefeito de Matupá (Nortão) e busca melhor inserção política na Grande Cuiabá. O futuro secretário teve passagem por vários partidos, como PTB e PR. Foi prefeito (75/79), deputado estadual (83/87) e federal por dois mandatos (87/95). No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, Palma chegou a atuar como secretário-executivo do Ministério da Agricultura, então sob Pratini de Moraes.

   Outro nome que havia surgido nos bastidores como opção para a Seder é do adjunto de Agricultura Familiar, Jilson de Oliveira, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-MT). Nas negociações políticas, Silval acabou por escolher Palma.

    Mudanças

   O blog apurou que já são nove os nomes definidos para compor o staff de Silval, que toma posse no lugar de Blairo Maggi em 31 de março. Para a Comunicação Social, será mantido o jornalista Osmar de Carvalho, nomeado no final do ano passado. Silval "segura" no staff o secretário Diógenes Curado (Justiça e Segurança Pública), mas já acertou a troca do comando-geral da PM, com a saída do coronel Campos Filho e a entrada do também coronel Osmar Lino de Farias, hoje coordenador militar do Tribunal de Justiça. Éder de Moraes será mantido na Fazenda, assim como Vilceu Marchetti na Infraestrutura. No Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social assume Roseli Barbosa, esposa de Silval, no lugar de Terezinha Maggi, que está no posto há mais de sete anos. O PT continuará com a Educação. O nome já acertado para o lugar de Ságuas Moraes é de Rosa Neide Sandes de Almeida, hoje adjunta de Políticas Educacionais.

   São 22 secretarias. O futuro governador pretende promover várias mudanças, mas dentro do pacote das alianças políticas visando sua candidatura ao Paiaguás. De vários partidos governistas, alguns devem se distanciar, como o DEM, PDT e PSB. Por outro lado, Silval conseguiu "amarrar" não apenas o seu PMDB, mas também o PR de Maggi, que será candidato ao Senado, o PT e alguns partidos nanicos.

Alguns nomes do staff que serão mantidos
ou vão entrar na gestão Silval Barbosa

Comunicação - Osmar de Carvalho
Meio Ambiente - Jenz Prochnow
Educação - Rosa Neide Sandes
Desenvolvimento Rural - Rodrigues Palma
Infraestrutura - Vilceu Marchetti
Fazenda - Éder de Moraes
Justiça e Segurança Pública - Diógenes Curado
Comando-Geral da PM - Osmar Lino de Farias
Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social -
Roseli Barbosa





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140856/visualizar/