Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 04 de Março de 2010 às 17:51
Por: Sandra Pinheiro Amorim

    Imprimir


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou esta semana uma carta-circular comunicando aos agentes financeiros a inclusão de todas as operações de crédito de investimentos agrícolas com recursos do BNDES nas renegociações a serem feitas com base na Resolução 3.772 publicada pelo Banco Central em agosto de 2009. A autorização atende ao pedido da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), demais entidades do setor e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), feito durante reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, no início de fevereiro.

Em carta-circular nº 6 de 2009, o BNDES havia impedido os bancos de negociarem qualquer contrato já renegociado em qualquer período e que ainda esteja sendo pago. A medida praticamente inviabilizou a aplicação da Resolução 3.772, que autoriza os bancos a prorrogarem as parcelas das operações de investimentos realizadas junto ao BNDES.

Para realizar a prorrogação, que não inclui a prorrogação dos juros, o produtor terá que comprovar a incapacidade de pagamento. O coordenador da Comissão de Endividamento da Aprosoja/MT lembra que dificilmente se encontrará em Mato Grosso uma operação que já não tenha sido renegociada dada às circunstâncias resultantes dos juros altos, do câmbio e de frustrações de safras anteriores.

“A retificação da posição do BNDES demonstra a boa vontade da instituição financeira em resolver a questão do endividamento, que necessita de uma solução definitiva”, afirma o coordenador da Comissão de Endividamento da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk.

Na reunião com Luciano Coutinho, os representantes do setor rural pediram que o banco atue na coordenação de adoção de medidas para equacionar o passivo rural. “A participação do BNDES nesse processo é fundamental para acelerarmos um desfecho final para o endividamento”, pontua o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

Audiência pública – Na próxima terça-feira (09.03), às 9h30, será realizada audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. A audiência foi requerida pelo senador mato-grossense Gilberto Goellner e visa avaliar a dimensão da inadimplência do setor rural com os bancos nas operações junto ao (Fundo de Financiamento para o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame/Rural).

O coordenador da Comissão de Endividamento da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, participará da audiência. Ainda segundo informações da Agência Senado, confirmaram participação o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o assessor da Diretoria Técnica da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ademiro Vian, e Guilherme Dias, consultor da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140944/visualizar/