Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 03 de Março de 2010 às 09:06
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Centenas de trabalhadores formaram longas filas na frente do “Ganha Tempo”, posto avançado de serviços públicos, no primeiro dia de inscrições para os cursos do “Qualicopa 2010”, a segunda edição do programa estadual de qualificação profissional.

Antes das 8 horas da manhã a fila chegou a mais de 500 metros de comprimento – começava na porta do órgão, na praça Ipiranga, e se estendia até o estacionamento da loja City Lar, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Ao final da tarde foram contabilizadas pouco mais de 800 inscrições.

Como as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, a previsão é que as longas filas se repitam hoje e nos dois dias seguintes. No “Ganha Tempo” o atendimento é das 7h30 às 17h30, mas os candidatos podem procurar também as unidades do Senai em Cuiabá e no Cristo Rei, em Várzea Grande.

As vagas de capacitação, num total de 560, estão sendo oferecidas pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Os cursos oferecidos são de aplicador de revestimento cerâmico, auxiliar de gestão administrativo, mecânico de automóveis, mecânico de motocicleta, operador de micro computador e recepção com ênfase em rede hoteleira.

Os candidatos inscritos ainda passarão por um processo de seleção. Os que forem aprovados começam a fazer o curso no dia 15 deste mês.

A previsão da Setecs é qualificar 2.674 trabalhadores até final deste ano. Num prazo de dois anos o governo quer capacitar mais de 4 mil trabalhadores para a Copa de 2014.

A superintendente de Qualificação da Setecs, Rosamaria Carvalho, destaca o compromisso do governo em criar condições para que a população possa aproveitar as oportunidades de trabalho geradas pela Copa de 2014.

A dona-de-casa Maria Carolina dos Anjos Pereira, 45 anos, saiu cedo de casa levando a filha Kelly Aparecida, 20, para tentar uma vaga no curso de operadora de microcomputador. “Vamos esperar o tempo necessário”, disse mãe e filha. Estudante do último ano do ensino médio, Kelly acha que está passando da hora de aprender uma profissão, conseguir um emprego e começar e ajudar os pais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141051/visualizar/