Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Março de 2010 às 11:05

    Imprimir


O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), localizado em Cuiabá, é o primeiro Hospital Amigo da Criança de Mato Grosso, um reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com o Fundo das Nações Unidas (UNICEF) e Ministério da Saúde. O título é resultado da adoção de práticas facilitadoras e incentivadoras da amamentação nas maternidades, além do estímulo ao parto normal.

No dia 03 de março (quarta-feira), às 17h, a coordenadora nacional de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elza Regina Giuliani, estará em Cuiabá para realizar a solenidade de entrega da placa que oficializa o título de Hospital Amigo da Criança.

Para ser credenciado como Hospital Amigo da Criança, o HBSH passou por um processo de mudanças que envolveu funcionários, estrutura, médicos e pacientes. Em seguida foram feitas diversas avaliações de especialistas do Ministério da Saúde e da Unicef , que verificaram os cumprimentos das exigências, como implantação alojamento conjunto para mães e filhos na maternidade, estimular a amamentação, inclusive para bebês prematuros, além de treinar a equipe médica e oferecer cursos para gestantes.

Segundo a coordenadora da UTI Neonatal, a médica pediatra Isa Keila do Amaral Peixoto da Silva, entre as primeiras ações dentro do HBSH estão a amamentação do bebê após cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho. Todos os funcionários do Hospital são capacitados para orientar as mães e seus acompanhantes sobre como amamentar seus filhos e os benefícios do leite materno. “O aleitamento materno pode evitar cerca de 1,5 milhões de mortes no mundo. O credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. A partir daí, a rotina de trabalho gira em torno da promoção do aleitamento materno e da conseqüente redução da mortalidade infantil”, afirma a médica que se empenhou em conquistar o reconhecimento.

A iniciativa Hospital Amigo da Criança soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (PNIAM/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde para informar profissionais de saúde e o público em geral; trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando; apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno; e combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.

Nos Hospitais Amigo da Criança também é estimulada a coleta de leite humano para doações. O Projeto Via Láctea, que funciona em parceria com o HBSH, já realiza a coleta de doações de leite materno e estuda implantar um Banco de Leite dentro do Hospital.

Ao todo, a instituição de saúde que almeja ser um Hospital Amigo da Criança deve seguir os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno, que são:

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.

3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

PROJETO – A Via Láctea é a única organização não-governamental de Mato Grosso que desenvolve ações em prol de recém-nascidos prematuros carentes. Entre suas atividades está a coleta de doação de leite materno, promoção da saúde materno-infantil e, principalmente, oferecer meios para que as famílias dos prematuros criem de forma adequada seus filhos.

Criada há 11 anos, as mães recebem todas as instruções para amamentação e estimulação da produção de leite em palestras ministradas frequentemente no corredor do Hospital Santa Helena, onde a UTI Neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) está montada.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141180/visualizar/