Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 01 de Março de 2010 às 09:08
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


Formar profissionais com capacidade para atuar como responsáveis técnicos nas diferentes áreas do setor agropecuário. Esta é a intenção da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ao abrir o curso de zootecnia também em Cuiabá - os campi de Sinop e Rondonópolis já possuíam o curso. As atividades acadêmicas começam neste primeiro semestre. De acordo com o coordenador do curso na capital, Marivaldo Divino Ribeiro, pós-doutor em zootecnia, o projeto pedagógico do curso é bem elaborado e procura pautar-se na garantia de uma sólida formação básica inter e multidisciplinar, privilegiando atividades obrigatórias de campo, pesquisa, laboratório e adequada instrumentação técnica.

Ribeiro ressalta que curso foi concebido para atender a formação profissional qualificada, competente, crítica, criativa e, sobretudo, humanística, com visão multidisciplinar e espírito científico, sempre dentro dos princípios éticos que envolvem a profissão. O que torna o profissional capaz de competir no mercado atual e de atuar no meio onde está inserido.

O curso de zootecnia será em período integral, pelo regime de crédito. São 80 vagas anuais em dois ingressos, 40 no primeiro semestre e as outras 40 no segundo. O tempo de mínimo para terminar o curso é de 4,5 anos e o máximo de 7,5. O corpo de professores é formado por aproximadamente 55 docentes doutores, sendo 30 colaboradores e 25 efetivos do curso.

A infra-estrutura física para atendimento do curso de graduação em zootecnia é constituída pela estrutura geral da UFMT, constando ainda da fazenda experimental e estrutura de apoio às atividades culturais, recreativas e de práticas desportivas. Tendo como diferencial a possibilidade de aproveitar a capacidade instalada já existente na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, bem como a existente em outros departamentos e órgãos suplementares da universidade, que participarão da oferta de disciplinas da composição curricular do curso.

Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso, há somente 292 profissionais registrados no Estado, incluindo os não ativos. O coordenador do curso de zootecnia da UFMT avalia que este número demostra a necessidade de ampliação da quantidade de profissionais qualificados para atender as especificidades e a expansão da pecuária local e regional, já que Mato Grosso se configura como um dos estados mais importantes na atividade agropecuária do país.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141315/visualizar/