Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 11:24
Por: Camila Bini / Marianna Peres

    Imprimir


A comissão organizadora do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010) já confirmou 16 palestras técnicas na programação do evento, que ocorre de 3 a 5 de maio em Cuiabá. Em sua sexta edição, o Enipec 2010 discutirá temas que vão de mercado à sanidade, passando por ambiente e tecnologia de produção. Ao todo, nove cadeias produtivas serão debatidas - bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, aqüicultura, equideocultura e apicultura.

O encontro é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em co-realização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e com a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A previsão dos organizadores é receber cerca de 3 mil congressistas nos três dias do evento, que ao fim somará 36 palestras técnicas. O Enipec 2010 será realizado no Centro de Eventos do Pantanal.

A escolha de grandes assuntos para a pauta da programação do Enipec 2010 é estratégica. “Já temos essa tradição de optar por temáticas atuais que permitem auxiliar o produtor rural em suas tomadas de decisão, e neste ano não poderia ser diferente”, observa o coordenador geral do evento, Luiz Carlos Meister. Nesta edição, um dos temas de maior relevância será o novo Código Florestal Brasileiro, que traz consigo grandes expectativas por parte da classe produtiva, já que promete atualizar um rol de leis que remontam a 1965 e que interferem diretamente na atividade produtiva. “Muitas transformações ocorreram no campo, resultando em vários desdobramentos no uso do solo. Além disso, a sociedade teve seu foco voltado para a questão da sustentabilidade, criando novas demandas. A esperança do produtor rural é que o novo Código permita que haja uma regularização mais clara na área ambiental, pois hoje temos mais de cinco décadas de leis sobrepostas”, pondera Meister.

A questão da sustentabilidade está presente no Enipec 2010, motivada pela discussão sobre o aquecimento global durante a Conferência de Copenhague, em dezembro de 2009. “É um assunto polêmico que gera posicionamentos apaixonados de todos os lados, o que acabou afastando os cientistas da discussão”, avalia o coordenador do evento. Por conta disso, a intenção é contar com a participação de pesquisadores de renome para emitir suas opiniões para os produtores. “Vamos ouvir, discutir, aprender. Só assim para formarmos consciência”, afirma Meister.

A programação do Enipec 2010 deriva de um esforço da organização do evento de buscar junto à classe produtiva as principais demandas quanto à informação e à qualificação. A Famato realiza reuniões com representantes de todas as cadeias produtivas desde outubro do ano passado visando traçar um raio-X das expectativas e necessidades de cada setor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141902/visualizar/