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Policia MT
Segunda - 23 de Dezembro de 2013 às 15:43

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A Polícia Civil coloca em funcionamento, hoje, o plantão especializado da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), no bairro Verdão, em Cuiabá. A unidade passa a trabalhar 24 horas para atender as ocorrências de crimes contra o patrimônio como roubo, furto e receptação. O objetivo é garantir maior agilidade nas investigações.


 
O plantão da Derf terá cinco equipes formadas por 5 delegados, 11 escrivães e 25 investigadores para atender as ocorrências de roubo, furto, e receptação, com prisão em flagrante da capital. Os flagrantes dos demais crimes continuarão a ser lavrados na Central de Flagrantes do Planalto.


 
A descentralização é resultado de um estudo feito pela Diretoria de Inteligência, que aponta que cerca de 40% dos flagrantes realizados em Cuiabá são de crimes contra o patrimônio. Além de desafogar o atendimento da Central de Flagrantes, a implantação do sistema de plantão na Derf, visa iniciar as investigações com um direcionamento mais objetivo, uma vez que todo o procedimento será realizado na delegacia.


 
Para o delegado da Derf, Roberto Pereira Amorim, um dos benefícios da implantação do sistema de expediente 24 horas na delegacia é obter maior número de informações sobre as ocorrências, aumentando o banco de dados e fazendo a interligação das pessoas levadas para o plantão no envolvimento em outros crimes, o que dará mais agilidade nas investigações.


 
Atualmente, o banco de dados da delegacia, montado e coordenado pelo Núcleo de Inteligência da Derf, possui mais de 75 mil fotografias de suspeitos com passagens pela polícia. No arquivo fotográfico, compartilhado com o Sistema Prisional, os suspeitos são registrados pelas suas características pessoais, como apelido, raça, tatuagem e bairro em que mora. Com o cadastro personalizado e com as informações fornecidas pela vítima, o sistema faz a filtragem dos prováveis autores, auxiliando a identificação.


 
De acordo com Amorim, uma das diretrizes para implantação do plantão é o estabelecimento de normas de atendimento, que devem continuar priorizando as necessidades da vítima, como é feito no serviço de expediente da delegacia. “O foco da Derf é fazer um trabalho diferenciado, quebrando paradigmas, para que a Polícia seja vista de forma mais humanizada”, destacou o delegado.





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