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Cidades/Geral
Segunda - 22 de Fevereiro de 2010 às 16:26
Por: Eneídes Martins

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A coordenadoria do Comitê Estadual de Gestão do Fogo realiza no período de 20 a 28 de fevereiro e, de 01 a 12 de março de 2010, nos municípios de Novo Santo Antonio e São José do Xingu respectivamente, o 1° Curso de Hotshots no Estado, ministrado por técnicos do Serviço Florestal Americano.

O curso é realizado pela Gestão do Fogo em parceria com a Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, com a Ong Aliança da terra, Instituto Raoni, OPAN (Operação Amazônia Nativa), Corpo de Bombeiros Militar e a Usaid (Agência americana para o Desenvolvimento Internacional), visa aprimorar as operações de combate a incêndios florestais e destina-se a atender os órgãos envolvidos com a defesa do meio ambiente de Mato Grosso e demais instituições convidadas a nível nacional.

Segundo o coordenador da Gestão do Fogo, major bombeiro Márcio Paulo, o curso Hotshots, foi criado pelo serviço florestal americano e aponta para a realização de transferência de tecnologia, treinamento e intercâmbios com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade dos órgãos e Ong’s integradas de monitorar, administrar e amenizar os impactos do fogo. “Todas essas atividades ajudam a melhorar a capacidade dos organismos cooperados de tomarem decisões mais acertadas sobre o fogo e seus impactos baseados em informações mais precisas”, disse.

O curso faz parte da preparação do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, para o período de queimadas e incêndios que ocorrem no Estado entre julho e setembro, também proporciona a padronização dos procedimentos operacionais que são aplicados em todo o mundo na área de combate aos incêndios florestais. A transferência de tecnologia, ainda é parte vital desse componente, onde novos equipamentos e conhecimento sobre o fogo são desenvolvidos e compartilhados entre os organismos cooperadores, e lançados constantemente nos mercados globalizados.

Hot Shots - As equipes são a força de elite para combate à incêndios do Serviço Florestal Americano.

Gestão do Fogo - O Comitê Estadual de Gestão do Fogo, foi criado em 2005, com a finalidade de executar o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso, é vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA e composto por nove órgãos e três entidades estaduais, nove federais e entidades não-governamentais.






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