Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 22 de Fevereiro de 2010 às 08:57
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


O principal objetivo da missão dos cotonicultores filiados à Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), que embarcam no próximo dia 28, é divulgar a qualidade do produto mato-grossense. Eles passarão primeiro pelo Sudão, país com quem mantém uma relação de aproximadamente dois anos e, depois seguem para a Indonésia, Taiwan, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia. "Nesses países asiáticos vamos dar sequência ao projeto de marketing desenvolvido pela Ampa", revela Gilson Ferrúcio Pinesso, presidente da Associação. Segundo ele, a delegação mostrará dados da safra em curso e da última colheita. "Queremos apresentar aprimoramento na qualidade". Ele revela que a produção de algodão em Mato Grosso tem colocado o Estado em destaque. "Tanto pela qualidade da fibra quanto pela quantidade produzida. É importante destacar que na safra 2008/2009 os cotonicultores mato-grossenses plantaram 387,4 mil hectares e colheram 614,2 mil toneladas de pluma".

Das 504.916 toneladas de algodão exportadas pelo Brasil no ano passado, pelo menos 297.918 mil eram de Mato Grosso. Boa parte foi vendida para o mercado asiático, corresponde a 59% da produção nacional. "Isso revela que Mato Grosso, além de ser o maior produtor brasileiro de algodão, é um exportador em potencial. Essa viagem consolidará as negociações com o mercado mundial".

Os produtores desembarcarão primeiro em Cartum, capital do Sudão. A delegação retribuirá a visita dos representantes do governo sudanês a Cuiabá. A Ampa vem considerando a possibilidade de fornecer ao país africano novas variedades e sementes de algodão das quais o Instituto Mato-grossense dos Produtores de Algodão (IMAmt) é detentor. "Aproveitaremos essa ida a Cartum para conhecer o potencial produtivo do Sudão, inclusive a disponibilidade de terras para a parceria no cultivo de algodão, soja e milho. Queremos fornecer sementes de algodão para o país".

Cartum tem cerca de 2.207.500 habitantes e é a segunda maior cidade do Sudão, atrás somente de Omdurman. A Capital é um centro administrativo, econômico e comercial e entre as indústrias que se destacam estão as de tecidos, alimentação e manufatura de vidros. A cidade abriga um porto fluvial na confluência do rio Nilo Azul com o Nilo Branco, na zona leste-central do país. Além de um aeroporto internacional há linhas de trem para o Porto Sudão e também para o Egito. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142182/visualizar/