Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 21 de Fevereiro de 2010 às 20:51
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


O maior sonho da população da região do Baixo Araguaia é ver a BR 158 asfaltada, no trecho que liga Barra do Garças até a divisa com o Estado do Pará. Durante visita a municípios da região Araguaia neste fim de semana, o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, destacou que a pavimentação da BR 158 já é uma realidade e que isso irá mudar o perfil econômico e garantir amplo desenvolvimento de uma região que já foi denominada de vale dos esquecidos.”A pavimentação está a um passo de ser consolidada, já têm R$ 78 milhões empenhados e este ano esta BR se tornará um canteiro de obras, com a conclusão prevista para o ano que vem”, afirmou Silval Barbosa.

Apesar de ser uma rodovia federal e a obra de asfaltamento ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o Governo do Estado assinou convênios de parceria com a União, em que contribui com 5% do valor investido. O secretário de Infraestrutura do Estado, Vilceu Marcheti, explicou que num trecho da rodovia o Estado chegou a contribuir em 2005, com 50% do total, para cada um real do Governo Federal a contrapartida do Governo do Estado era também de um real.

“Concluímos o primeiro trecho de 17km ligando Ribeirão Cascalheira até a entrada da cidade de Canarana. Nós temos três empresas trabalhando no trecho Sul, entre Alto Boa Vista e Ribeirão Cascalheira , temos mais três empresas trabalhando no trecho Norte, pegando de fora da reserva indígena até a divisa com o Pará”, comentou o secretário. Tem ainda um trecho que passa pela reserva indígena Suiá Missú que poderá ser alterado, caso não haja a liberação ambiental para a obra. Segundo Marcheti, desde que o governador Blairo Maggi assumiu, o governo trabalha para junto com a União levar logística para a região. A energia elétrica, que também era um sério problema, já está praticamente solucionado com o Programa Luz para Todos.

Foi exatamente nessa região que surgiu a premissa: “o progresso não anda na estrada de chão e nem dorme no escuro”, fazendo uma alusão à falta de energia elétrica e asfalto. O governador Blairo Maggi leu essa frase numa faixa durante as viagens do Programa Estradeiro, logo que assumiu o comando do Estado e sempre relembra em seus discursos por diferentes regiões. Além da BR 158, Vilceu Marcheti, explicou que a BR 242, que vai da localidade de Posto da Mata até São Félix do Araguaia também está entre as obras previstas, mas esta será custeada pelo DNIT.

Silval Barbosa falou ainda, durante solenidade em São Félix do Araguaia da integração entre os Estados de Mato Grosso e Tocantins. Ele já conversou com o governador do Estado vizinho e pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que entre em parceria com o Poder Legislativo de Tocantins , junto com a Câmara Federal. Silval solicitou apoio diretamente do deputado federal Homero Pereira, presidente da Comissão de infraestrutura no Congresso Nacional. “Essa integração promoverá o desenvolvimento econômico e turístico dos dois lados do rio”, acrescentou o vice-governador de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142223/visualizar/