Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Fevereiro de 2010 às 17:45
Por: Laura Petraglia

    Imprimir


Vila Rica, MT - Desde que saiu do Paraná e veio morar em Mato Grosso , há 29 anos, o produtor rural Aurélio Mulari, acumula muitas histórias de superação e já escolheu Vila Rica (localizada a 1300 Km ao Nordeste da Capital) uma das cidades mais distantes de Cuiabá, que está localizada na divisa com o estado do Pará, para construir sua vida. “Se hoje em dia ainda é difícil chegar aqui, imagine naquela época”, diz Aurélio com muita propriedade, já que o eixo de ligação principal entre Vila Rica e Cuiabá, ainda é a BR158, que ainda possui quase 500 sem asfalto até chegar ao município.

O produtor conta que ao longo dos anos já viu muita gente morrer na estrada tentando chegar ou sair sem sucesso de Vila Rica. “Por várias vezes nós precisamos sair daqui e ir a Goiânia pra buscar medicamentos, mas não tinha estrada por conta de chuvas, atoleiros e caminhões que ficavam atolados dias e mais dias a espera de ajuda, bloqueando a passagem. Morria gente a espera de ajuda, não tinha como sair e nem como entrar na cidade. Pra sair daqui, só se fosse de avião, só quem tinha muito dinheiro”, relatou.

Aurélio diz que a situação de Vila Rica começou a melhorar desde que os consórcios intermunicipais começaram a funcionar, já que com as máquinas do governo do Estado, é possível dar manutenção na estrada o ano todo, como isso evitando que na época das chuvas a situação se agrave ainda mais. No início da tarde deste sábado (20.02), quando o vice-governador Silval Barbosa esteve no município para entregar as máquinas adquiridas pelo Estado para os 141 municípios, Aurélio era só sorrisos pois diz acreditar que daqui pra frente as coisas vão melhorar ainda mais.

“A gente fica muito feliz em ver essas máquinas aqui em Vila em Rica já que em 30 anos isso nunca tinha acontecido. A gente só tem que parabenizar esse Governo que olhou muito por nós. O maquinário vai melhorar muito a vida da gente e trazer desenvolvimento pra Região, já que existem vários setores que não produzem por falta de estrada pra escoar, ou gente que deixa de vir pra cá montar um comércio, por conta do acesso. Agora não vai mais acontecer isso, tenho certeza”, disse.

Durante a entrega Silval Barbosa pode ouvir dos cidadãos de Vila Rica o que representou de fato, a sessão desses equipamentos para o município e como essas máquinas poderão proporcionar mudança de vida para eles, seja no desenvolvimento da economia local e das cadeias produtivas ou simplesmente na garantia do direito de ir e vir dessas pessoas que no período das chuvas, ainda é comum ser cerceado.

O prefeito do município Calixto Silva, diz que o maior gargalo da cidade ainda é a BR 158. “Pra quem não conhece Vila Rica, imagine um município distante 1.300 Km da capital do Estado, depois experimente imaginar as dificuldades de um lugar onde só de estradas vicinais tem 5.400 Km enfrenta. Para irmos à Belém, capital do Pará,  é mais fácil que ir a Cuiabá, já que ao atravessar a fronteira, a BR 158 está toda asfaltada naquele Estado. Para irmos à nossa capital, temos que percorrer quase mais de 400 quilômetros de em estrada sem asfalto e depois rodarmos mais 900 quilômetros. Vejo que com o empenho que governo do Estado tem tido junto ao governo Federal, as coisas já começaram a mudar e acredito que dentro em breve devemos ter a BR 158 , e o acesso à Vila Rica  todo asfaltado”, disse.

Calixto falou da alegria do município em receber as máquinas. “O povo de Vila Rica hoje está em festa, feliz mesmo, assim como eu acredito que a população dos 141 municípios de Mato Grosso, que indistintamente recebeu esses equipamentos também esteja. Além da certeza que de não vai mais ficar atolada na estrada à espera de ajuda, a população de Vila Rica, os pequenos produtores, vão poder produzir com a certeza de que poderão vir até a cidade vender seus produtos”, finalizou.

O vice-governador aproveitou sua fala para dar um recado à população da cidade, que não abandone a cidade em busca dos grandes centros porque o progresso já está a caminho. “Quem acreditou que Vila Rica seria a cidade dos sonhos e veio pra cá construir sua vida, continue acreditando, pois agora falta pouco. Tenho a certeza que de ‘fim da linha’, essa cidade passará a ser em breve o portal de entrada para Mato Grosso”, disse.

Silval também falou à população sobre a parceria entre governo e município para o desenvolvimento de um grande programa de infraestrutura urbana para asfaltamento das ruas da cidade, onde com as máquinas entregues a prefeitura executa terraplanagem e a base nas ruas e o governo entra com óleo diesel e a emulsão asfáltica.

Acompanhavam o vice-governador os secretários de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, além de parlamentares estaduais e federais.

Após a entrega, Silval e comitiva embarcaram para o município de São Felix do Araguaia para mais uma entrega de equipamentos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142333/visualizar/